A chuva que caiu na manhã deste sábado (25) até que atrapalhou os atletas que disputaram o Torneio Valeria Junia de Atletismo, nas provas de corrida, arremessos, lançamentos e saltos. Mas os mais de 100 competidores, entre iniciantes e experientes, tiveram que colocar a raça e força de vontade para superar cada gota que caia no complexo de atletismo da Villa Olímpica.
Na busca de superar marcas e obter pontos no ranking, os atletas não encontraram facilidades, principalmente nas provas de velocidade. O destaque nas provas dos 800m, 400m e 100m ficou por conta do Clube Fera de Roraima que conquistou quase 10 medalhas. “Não deu para ultrapassar a minha marca, o meu tempo, por conta das condições do climáticas, mas dei o meu melhor. Consegui vencer os 800m, na sexta-feira, e os 400m e 100m neste sábado. Ao todo nossa equipe conquistou nove medalhas”, disse o atleta Deyvisson Deluan, de 20 anos, feliz ao lado da equipe formada por 14 membros.
Foto: Mauro Neto/Sejel
“Estou muito feliz, principalmente porque tive que correr atrás dos patrocinadores para todos os atletas e conseguimos muitas medalhas. A Força Nacional em Roraima que está alojada na nossa Vila (Olímpica, de Roraima) nos ajudou e isso é uma motivação grande”, contou Deluan, que ao lado do grupo fez questão de prestar continência ao receber a premiação.
Se o tempo atrapalhou a maioria dos atletas, para a pequena Ana Clara, de 14 anos, a chuva foi de bênção. A aluna da escola do 3º Colégio Militar da Polícia Militar (CMPM), Waldocke Fricke de Lyra, no Tarumã, Zona Oeste, conquistou a primeira medalha de ouro no arremesso de peso, justamente na primeira disputa da carreira. “Foi um pouco difícil. Agradeço a Deus por me ajudar a conquistar o primeiro lugar e ao meu professor que sempre me incentiva. É a minha primeira competição e estou muito feliz. Para mim é muito bom obter essa medalha que não foi nada fácil”, contou a atleta.
Recuperada de uma lesão na perna direita, a atleta Tayna Oliveira, de 15 anos, retornou de forma triunfal aos 100 metros rasos. Com a pista molhada, a velocista deixou para trás as sete competidoras e ficou com o ouro, com o tempo de 14s20. “A chuva atrapalhou um pouco, até porque não sou acostumada a correr na chuva. Estou voltando de lesão e agora vou ver com o meu treinador quais as próximas competições que vou participar. Mas estou feliz por mais uma medalha conquistada”, comemorou a aluna do 4º Colégio Militar da Polícia Militar (CMPM), Áurea Pinheiro Braga, na zona leste.
Para a presidente Federação Desportiva de Atletismo do Amazonas (Fedaeam), Marleide Borges, a chuva atrapalhou os atletas experientes, mas consagrou os competidores iniciantes. “A chuva atrapalhou um pouco, mas as escolas com os alunos-atletas novatos tiveram uma boa participação. Teremos um outro torneio no dia 8 de abril para os atletas melhorarem as marcas e índices”, frisou.
saiba mais
Torneio internacional Neymar Jr’s Five tem seletiva em Manaus
Arena da Amazônia comemora três anos com retorno do Torneio Início de Futebol
Torneio Manaus Atletismo será realizado na Vila Olímpica neste sábado no AM