Atletas da Amazônia podem ajudar Brasil a chegar no top-5 da Paralimpíada

Se você ainda está de ressaca da Olimpíada Rio 2016, trate de aquecer as turbinas. A abertura dos Jogos Paralímpicos é na próxima quarta-feira (7), com delegação recorde do Brasil e promessa de top-5 no quadro de medalhas. E os 16 atletas da Amazônia que farão parte do evento prometem contribuir para a ousada meta.
Em Londres 2012, o Brasil ficou em sétimo lugar no quadro geral com 21 medalhas de ouro, 14 de prata e 8 de bronze. Ao contrário do esporte olímpico, o Brasil é, de fato, uma potência paralímpica. E os atletas da Amazônia assumem um papel importante nesse sentido, a começar pela grande estrela do Brasil e da região amazônica: o velocista paraense Alan Fonteles.
Foto: Daniel Zappe/CPB
Alan desbancou o badalado Oscar Pistorius nos 100 metros rasos na Londres 2012. No Rio de Janeiro, o atleta de Marabá também promete ser uma atração à parte.
O rondoniense Matheus Evangelista é outra esperança real de medalha no atletismo, bem como o mato-grossense Lucas Prado, dono de duas medalhas de prata em Londres. Ainda nas pistas, a Amazônia terá nomes mais experientes como os acreanos Edson Cavalcante e Jerusa Geber, figurinhas carimbadas nas últimas edições da Paralimpíada.
Ainda nos esportes individuais, o amazonense Guilherme Costa estreia em uma Paralimpíada no auge da carreira. Ele vem de duas medalhas no Parapan de Toronto – ouro por equipes e bronze no individual. O nadador Ítalo Gomes, do Tocantins, levou quatro medalhas no Parapan e duas no Mundial de Glasgow, na Escócia.
Por fim, os esportes coletivos também servem de atração para os amazônidas. Laiana Rodrigues leva a bandeira do Amazonas na seleção feminina de vôlei sentado. Ela disputava o vôlei convencional na adolescência até que um episódio de dengue hemorrágica originou uma síndrome de Guillain Barret. A amazonense redescobriu no esporte paralímpico a paixão da juventude. “Estamos crescendo bastante em nível mundial. A gente tá numa perspectiva muito boa e queremos subir no pódio”, disse Laiana ao canal Amazon Sat antes de embarcar para o Rio.
Fique atento também ao basquete em cadeira de rodas. A base da seleção feminina da modalidade é do Pará, mais precisamente do All-Star Rodas. São cinco atletas do clube de Belém na seleção, com destaque para Lia Soares, cestinha da Paralimpíada de Londres.
Os Jogos Paralímpicos do Rio acontecem de 7 a 18 de setembro. O evento chegou a um milhão de ingressos vendidos (cerca de 40% da carga total) no fim de agosto.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade