Acidente e títulos marcam corrida noturna de kart e motovelocidade em Manaus

MANAUS – Ultrapassagens alucinantes, acidente, casa cheia e até título antecipado. Teve de tudo na corrida noturna de kart e motovelocidade deste sábado (24), no kartódromo da Vila Olímpica de Manaus. A 9ª etapa do Campeonato Amazonense de Motovelocidade e a 6ª etapa do Campeonato Amazonense de Kart foram transmitidas ao vivo pelo canal Amazon Sat e pelo Portal Amazônia.
Disputa da motovelocidade esquentou os ânimos no kartódromo da Vila Olímpica. Foto: Divulgação/Kevin Santos
Na programação do evento, a primeira bateria do kart iniciaria às 19h05. Em seguida, as categorias MV3 e MVF (feminino) da motovelocidade teriam início às 19h30. A segunda bateria do kart estava marcada para 19h55, enquanto a disputa das categorias MV1 (principal) e MV2 da motovelocidade encerrariam o evento a partir das 20h20.
Juventude contra experiência
Dois pilotos assumiram o protagonismo da disputa no kart: o veterano Fabiano Magalhães, que fez a pole position da primeira bateria; e Gabriel Silva, de apenas 17 anos, líder do campeonato e vencedor da 5ª etapa do Amazonense na última sexta-feira (23).
Na bateria inicial, a liderança de Fabiano Magalhães durou até a terceira volta. Gabriel Silva arriscou tudo na ultrapassagem e tomou a liderança. A jovem promessa mostrou que não estava pra brincadeira.
Gabriel é considerado a grande revelação do kart amazonense desde Antonio Pizzonia. Não à toa, ele tornou-se o primeiro piloto do Amazonas na história a ser convocado para a Seletiva Kart Petrobrás. A competição reúne os 12 melhores pilotos do Brasil na faixa etária de 15 a 18 anos. O evento será em novembro.
Como um veterano nas pistas, Gabriel não cedeu à pressão de Fabiano e manteve a liderança da bateria até a última volta. Yuri Navarro, Lincoln Farias e Guilherme completaram as cinco primeiras posições. Fabrício David, que largou em terceiro, terminou a bateria apenas em 10º lugar.
Etapa do kart reuniu 16 pilotos no kartódromo da Vila Olímpica. Foto: Divulgação/Kevin Santos
Acidente e campeões antecipados
A motovelocidade entrou em ação com a disputa da MV3 e MVF. No entanto, a corrida foi marcada por um fato triste: na 11ª das 15 voltas, Kayte Alencar e Danny Cortez se envolveram em um acidente que finalizou antecipadamente a competição. Kayte saiu de ambulância do kartódromo.
Como o acidente impossibilitou a finalização da prova, o resultado final se manteve da forma que estava na 11ª volta. Na MV3, o campeão da etapa foi Isaías Almeida. Lucas Santos ficou em segundo, enquanto Talles Yuri, Hamilton Castro e Wilton Silva completaram os cinco primeiros lugares.
Faltando apenas uma etapa para o fim do Campeonato Amazonense, a MV3 já tem um campeão definido: Lucas Santos. Ele pulou para 150 pontos na competição, enquanto o vice-líder Wilton Silva soma 127. Como o título de uma etapa vale apenas 20 pontos, Lucas já é o campeão de 2015. A comemoração não foi das melhores, já que a noiva de Lucas, Kayte Alencar, envolveu-se no acidente.
A categoria feminina também já conhece a sua campeã da temporada. Hester Castro ganhou mais uma etapa e pulou para 162 pontos, 30 a mais do que Danny Cortez.
Vitória incontestável
Por conta do acidente, a segunda bateria do kart iniciou com mais de 20 minutos de atraso. Desta vez largando na frente, Gabriel Silva não deu brecha para o azar e liderou de ponta a ponta. Mesmo com um pneu mais desgastado que o de Fabiano Magalhães, o jovem conseguiu sustentar o primeiro lugar e o título da etapa.
Gabriel está cada vez mais firme na liderança do campeonato. Ele já havia vencido as duas baterias da 4ª etapa, na última sexta-feira, e repetiu o feito. Fabiano, que é presidente da Associação dos Kartistas do Amazonas (AKA), não conseguiu sentir o gostinho da vitória.
Final em grande estilo
O encerramento do evento noturno aconteceu com as categorias MV1 e MV2 do Amazonense de Motovelocidade. Na MV1, Anderson Eduardo largou na ponta e liderou com muita facilidade. Reginaldo Cardoso ficou em segundo, enquanto Esmael Brito foi o terceiro colocado.
Na MV2, a liderança da etapa ficou com Erick Andrei. Joseph Costa ficou na segunda colocação, enquanto Nego Bala terminou em terceiro e Onesmo do Vale fechou na 4º posição.
Um bom público compareceu ao kartódromo da Vila Olímpica para prestigiar a disputa. Apesar do acidente, o mandatário da Liga Amazonense de Motociclismo (LAM), James Bala, comemorou o sucesso do evento. “Infelizmente faz parte [o acidente]. Seria muito difícil uma competição com duas baterias de kart e três categorias de motovelocidade não ter nenhum acidente. Mas graças a Deus ela [Kayte] está bem, foi só um susto. Estamos no caminho certo, os ajustes que precisamos fazer são pequenos”, disse ao Portal Amazônia.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade