Uma ação entre amigos apaixonados pelo vôlei, jogadores e ex-jogadores profissionais de várias gerações até 2012, busca doações em Manaus. Trata-se da 4ª edição da Copa Solidária Meninos do Vôlei Pedro Pantoja. O evento é uma ação solidária, que tem como objetivo estimular a prática esportiva e arrecadar mantimentos para instituições carentes da cidade.
Segundo o coordenador da competição, Rodrigo Athayde, a ideia surgiu da saudade de praticar o esporte entre amigos. “Durante um bom tempo paramos de jogar. Até que encontramos uma quadra e começamos a recrutar o pessoal que jogava para voltar. Depois decidimos criar a copa solidária, para ajudar enquanto nos divertimos”, contou ao Portal Amazônia.
Athayde comentou que no primeiro ano, por não ter havido tanta divulgação, as arrecadações foram poucas e apenas quatro times participaram em defesa de instituições da cidade. Este ano oito equipes defendem as seguintes instituições: Lar de Sheila; Abrigo Monte Salem; Casa Vhida; Federação Espirita Amazonense; Sociedade São Vicente de Paulo; Moacyr Alves; Grupo Raio de Sol e Coração do Pai.
“Tentamos passar uma mensagem em cada edição. Na primeira defendemos aves amazônicas em extinção, pesquisamos e escolhemos algumas”, comentou Athayde.
Pedro Pantoja
De acordo com o coordenador, um dos integrantes da equipe, Pedro Pantoja, morreu em 2014, vítima de câncer. Assim, em 2015, a Copa foi rebatizada, para a inclusão do nome do colega. “Batizamos em homenagem a ele e recrutamos instituições que trabalham com câncer para realizar as doações”, explicou.
Em 2016 foi decidido manter as arrecadações para instituições que cuidam de pacientes com câncer em Manaus. “Ano passado arrecadamos alimentos e chegamos a meia tonelada. Mas além disso também corremos atrás de doações de outros materiais, dependendo do que a instituição precisa. Ajudamos como podemos”, afirmou.
A competição inicia no dia 23 de Outubro às 8h da manhã na Quadra da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), localizada na Avenida Mario Ypiranga. A entrada é gratuita, mas o público poderá colaborar com 1kg de alimento não perecível.
Interessados em doar além dos alimentos ou que quiserem mais informações sobre a Copa podem ligar para Rodrigo Athayde pelo telefone (92) 98150-9609.