XTERRA Amazônia: saiba quais fatores são importantes para a escolha dos locais de competição

Novo Airão, no Amazonas, passa a fazer parte da lista de cidades escolhidas para levar aventura e desafios aos competidores.

As competições do XTERRA chegaram no Brasil em 2005, em São Paulo, na turística Ilhabela. A cada nova edição do evento desde então, novas modalidades foram incluídas. Muitas cidades foram utilizadas como sedes, aproveitando toda a biodiversidade do território brasileiro para proporcionar desafios aos atletas.

Corridas, natação e bikes. Cada edição uma nova aventura. As cidades que já sediaram o evento durante os quase 20 anos de existência do XTERRA possuem ricos históricos culturais e pontos turísticos moldados pelas pela natureza. E a Amazônia não poderia ficar de fora.

O Amazonas é o único Estado amazônico, até o momento, que já sediou as edições Amazônia do evento. No total, o projeto foi realizado três vezes em território amazonense, de acordo com informações da assessoria de comunicação do evento: 2010, 2014 e 2017.

Foto por Ana Claudia Jatahy - MTUR
Foto: Ana Claudia Jatahy

O local escolhido para 2024 foi o munícipio de Novo Airão. A cidade não possui aeroporto, sendo possível somente o acesso fluvial, com saída do Porto de São Raimundo em Manaus, e por via terrestre (de carro, táxi-lotação ou ônibus executivo).

O gerente do projeto, André Jubão, conta como funciona a escolha de cada cidade para ser sede de uma competição e quais pontos são avaliados.

Foto por Ana Claudia Jatahy - MTUR
Foto: Ana Claudia Jatahy

Jubão afirma ainda que o Amazonas tem exuberantes paisagens que se tornam algo que soma muito na escolha.

XTERRA Amazônia 2024

O XTERRA Amazônia 2024 é uma realização da Fundação Rede Amazônica (FRAM) e tem o apoio da Braga Veículos; Secretaria Municipal de Inovação, Indústria, Comércio e Turismo da Prefeitura de Novo Airão; Secretaria de Estado do Desporto e Lazer, do Governo do Amazonas.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

‘Fenômeno genético?’: Galinha com características de duas espécies nasce em sítio de Rondônia

Animal apelidado de "galinhola" nasceu na zona rural de Jaru. Especialista explica que ave foi gerada por cruzamento de aves da mesma raça.

Leia também

Publicidade