Espetáculo por trás das cortinas: como o visagismo contribui para uma ópera; vídeo

Entre pincéis e sprays, o visagismo entra em cena. A arte de traduzir, por meio de penteados e maquiagem, a essência dos personagens.

O visagismo é um fator importante na ópera. Foto: Diego Andreoletti/Amazon Sat

Enquanto o público se encanta com as vozes potentes e os cenários grandiosos de uma ópera, longe dos holofotes, um outro espetáculo acontece nos bastidores. É lá, entre pincéis, pós e sprays, que o visagismo entra em cena — a arte de traduzir, por meio de penteados e maquiagem, a essência dos personagens.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp 

No Festival Amazonas de Ópera (FAO) essa missão está nas mãos do visagista Eugênio Lima, que desde 2018 atua na caracterização dos artistas.

Saiba mais: O espetáculo invisível da ópera: o visagismo nos bastidores do FAO

Ópera em Rede

O Ópera em Rede é um projeto que tem como objetivos democratizar o acesso à música lírica e a valorização da cultura amazônica, realizado pela Fundação Rede Amazônica (FRAM), com o apoio de: Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC-AM), Governo do Amazonas e Amazônica Net.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Comissão de Direitos Humanos aprova criação da Política Nacional de Segurança dos Povos Indígenas

A proposta reafirma competências de vários órgãos de Estado relacionadas ao combate à violência contra os povos indígenas.

Leia também

Publicidade