Foto: Divulgação/Boi Garantido
Segunda maior festa cultural de Parintins, no Amazonas, o Carnailha é marcado pela irreverência e diversão dos blocos carnavalescos na avenida. Além da alegria que contagia o público com diversos temas levados para a avenida, homenagens também fazem parte dos enredos do evento carnavalesco.
Na edição de 2026, três personalidades da cultura popular da Amazônia são homenageados por blocos do grupo Irreverente: David Assayag, Wanderley Andrade e Gabriela Guarani.
As trajetórias de cada homenageado são marcadas pela representatividade. Um deles é David Assayag, reconhecido nacionalmente como o dono de uma voz inconfundível. Ele é levantador de toadas, participante ativo do Festival Folclórico de Parintins e também do Carnailha. Por isso, o bloco Chitara da Chapada o escolheu para homenagear na festa deste ano.
📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp
Quem é David Assayag?
Filho de Nilce Ramos Assayag e Walter Assayag, David Assayag Neto nasceu em 16 de janeiro de 1969, na cidade de Parintins (AM). Dividiu sua infância entre a “Ilha da Magia” e as cidades de Belém (PA) e Rio de Janeiro (RJ).
Desde cedo, já demonstrava seu talento de canto em bares, arraiais e eventos musicais. A relação com o boi-bumbá começou na década de 1980, quando foi vocalista e backing vocal do boi Caprichoso, mas apenas para gravações de estúdio, sem ser item oficial.
Em 1991, Assayag estreou como levantador de toadas, no boi Garantido, porém sua estreia não convenceu e David foi descartado. Somente quatro anos depois ele tentou ser levantador mais uma vez do boi da Baixa do São José – reduto tradicional e berço histórico do boi Garantido, localizado na Zona Oeste da cidade – e desta vez com êxito.
Já como levantador do boi vermelho e branco, emocionou gerações com a interpretação da toada ‘Lamento de Raça’, do compositor Emerson Maia, imortalizando a canção com sua voz inconfundível.
Outro sucesso marcante na vos de Assayag é o clássico ‘Vermelho’, do compositor Chico da Silva, em 1996, e em parceira com outro grande nome da música do norte: Fafá de Belém. A música ultrapassou as fronteiras brasileiras e também alcançou o ápice no exterior.
No ano de 2009, David trocou as cores vermelho e branco pelo azul e preto do rival Caprichoso. A mudança durou cerca de dez anos, mas o levantador de toadas retornou em 2020 para o Boi da Baixa, onde é item oficial atualmente.
Homenagem no Carnailha 2026
Em 2025, David Assayag completou mais de 30 anos dedicados ao boi-bumbá de Parintins. Com o tema ‘Folias do Rei David – O Canto de Ouro na Realeza da Chapada’, o bloco Chitara da Chapada, do grupo Irreverente, homenageia o cantor no Circuito do Carnailha 2026.
O presidente do bloco, Vanildo Filho, conta que a escolha foi por conta da trajetória de David Assayag não apenas nos eventos dos bois, mas também por ser um folião assíduo do Carnailha e ser um dos fundadores do bloco, ainda na década de 1980. “O David é sócio fundador, aceitou o convite e é homenageado pela primeira vez em Parintins”, conta Vanildo Filho.
O que diz o homenageado
“Temos uma história na Chapada e depois de muito resistir aceitei a homenagem e o convite do bloco que cresceu muito. Vamos resgatar esse título para a Chitara”, afirmou o cantor.

Carnaval Amazônico
O projeto Carnaval Amazônico é uma iniciativa do Grupo Rede Amazônica que conecta o público com a essência do Carnaval da região Norte, com o apoio do Governo do Estado do Amazonas.
