Foto: Isabelle Lima/Portal Amazônia
Os alunos da Escola Estadual Coronel Pedro Câmara, localizada no bairro Compensa, Zona Oeste de Manaus, participaram da segunda rodada de exibições de curtas produzidos por eles para o projeto Pipoca em Cena na manhã deste sábado (21).
O evento fez parte da 10ª edição do projeto, promovido pela Fundação Rede Amazônia (FRAM), que, ao longo de duas semanas, promoveu oficinas, aulas e apoio aos estudantes em uma imersão no universo do cinema e do audiovisual, desde a pré-produção até a captação e edição de imagens.
Ao todo, foram exibidos 20 curtas-metragens que abrangeram temáticas relacionadas à questões ambientais vivenciadas na Amazônia, como a fumaça, seca e desmatamento, além de outros temas pertinentes ao convívio escolar, como o bullying. Todos os roteiros foram produzidos pelos alunos, que escolheram quais se tornariam curtas-metragens.
A estudante do segundo ano do ensino médio Bárbara Mirian comentou um pouco sobre a experiência: “Os curtas foram bem interessantes. E sobre essa experiência é completamente nova, a gente não vê todos os dias, né? Principalmente no ambiente escolar, então é legal trazer esse tipo de iniciativa”.
Ela relata que aprendeu muito sobre a produção audiovisual ao longo das oficinas.
“Foi um processo bastante produtivo, a nossa turma aprendeu muita coisa. Eles [os oficineiros] ensinaram sobre produção, roteiro e filmagens. Por exemplo, em alguns curtas eu filmei cenas de um jeito que não faria antes, porque ensinaram a captar, como enquadrar um cenário direitinho”, pontuou.
A exibição contou com a participação dos alunos, familiares e membros da comunidade, que puderam assistir às exibições com direito à pipoca, refrigerante e água. Espaços instagramáveis também foram disponibilizados para os participantes registrarem os melhores momentos do evento.
Ao final das apresentações, houve ainda a exibição do filme ‘Um tio quase perfeito’, com apoio da Globo Filmes.
Sobre o Pipoca em Cena
A décima edição do Projeto Pipoca em Cena, da Fundação Rede Amazônica (FRAM), tem o apoio institucional da Globo Filmes; Policia Militar do Amazonas; Secretaria de Estado de Educação e Deporto Escolar (SEDUC); e o apoio da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC); Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC) e Governo do Amazonas.