Foto: Mauro Neto/Secom AM
A ação ambiental ‘Recicla Galera’, que ocorre durante a semana do Festival de Parintins, já ultrapassou a marca de 5,2 toneladas de materiais recicláveis coletados apenas em 2025, até a última sexta-feira (27). A meta para este ano é ambiciosa: alcançar 10 toneladas ao longo dos dias de festa. Desde sua criação, em 2022, o projeto já retirou de circulação mais de 22 toneladas de resíduos, contribuindo diretamente para uma cidade mais limpa e sustentável.
📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp
“Em parceria com a iniciativa privada, conseguimos evoluir muito nesse processo, ajudando os catadores, porque só nesse processo são 40 famílias envolvidas. Também conseguimos que as torcidas tivessem esse engajamento, que ao longo dos anos vem crescendo cada vez mais. À medida que o tempo passa, esse ecossistema foi se profissionalizando e se tornando o projeto mais eficiente e fazendo as pessoas perceberem que esse lixo gera renda”, destacou Wilson Lima, governador do Amazonas.
Em sua 4ª edição, o projeto se consolida como referência na gestão adequada dos resíduos sólidos durante grandes eventos, envolvendo diferentes frentes: catadores, torcedores, comerciantes, moradores e visitantes. A ação conta com o apoio da Fundação Rede Amazônica, por meio das máquinas de coleta Retorna Machine, da Ambipar Triciclo, que fazem parte do projeto Consciência Limpa – Recicla Amazônia.
“A proposta das máquinas de coleta seletiva nasce, justamente, da vocação da Fundação Rede Amazônica de atuar de forma responsável, tanto social quanto ambientalmente. A máquina, ajuda e estimula as pessoas a adquirirem ainda mais essa consciência”, destacou Mariane Cavalcante, diretora executiva da Fundação Rede Amazônica.
Leia também: Projeto ‘Parintins para o mundo ver’ conta com transmissão no Amazon Sat; veja a programação




O Recicla Galera opera a partir de um Espaço Sustentável, montado na Praça da Liberdade, que funciona como ponto de entrega e triagem dos recicláveis. No local, também são realizadas atividades de educação ambiental e troca de materiais por brindes, incentivando o engajamento da população.
“Estou achando maravilhoso. É reciclagem, pra cidade não ficar suja, é para receber os turistas e ter uma imagem da nossa cidade maravilhosa, bem limpa. Por isso, nós estamos aqui reciclando e ainda vamos receber o brinde”, destacou Vera Lúcia Alves, comerciante.
Atualmente, cerca de 40 famílias de catadores estão diretamente envolvidas na triagem e comercialização dos resíduos, o que reforça o impacto social do projeto. A mobilização também chega às galeras azul e vermelha, que competem pelo título de Campeão Sustentável — com premiação de R$ 20 mil em investimentos ambientais —, além de bares e pontos comerciais, desafiados a coletar 500 quilos de latinhas e PETs durante a semana.
“Não só veio gerar uma renda a mais para os catadores, mas a quantidade de material que a gente chegou a recolher impressiona. Antes, a gente recolhia em torno de 500 até 800 quilos. Este ano, a meta é 10 toneladas e acredito que a gente já está batendo essa meta. Esse material tem uma destinação correta, gera uma renda para os catadores, e o meio ambiente ganha com isso, a cidade ganha com isso”, destacou Marcivone Casemiro, presidente da Associação de Catadores de Parintins (Ascalpin).
Com impacto ambiental direto, geração de renda para famílias e mobilização comunitária, o Consciência Limpa – Recicla Amazônia, em parceria com o Recicla, Galera, se firmam como um dos pilares sustentáveis do Festival de Parintins, mostrando que grandes eventos também podem ser aliados do meio ambiente.
Leia também: Instrumentoteca: Liceu Cláudio Santoro incentiva novos artistas da música em Parintins
Parintins para o mundo ver
O projeto ‘Parintins para o mundo ver’ é realizado pela Fundação Rede Amazônica (FRAM), correalizado pela Rede Amazônica e Amazon Sat, com o apoio de Amazônica Net, Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC-AM) e Governo do Amazonas.