Foto: Clarissa Bacellar/Portal Amazônia
A disputa entre os bois-bumbás Caprichoso e Garantido no Festival Folclórico de Parintins, no Amazonas, atrai milhares de pessoas que buscam conhecer de perto a festa popular. Mas muito além do Bumbódromo, a principal atração da festa, por se tratar do local onde a disputa ocorre, Parintins possui uma rota turística rica e cheia de atrativos.
📲 Acompanhe os especiais do Portal Amazônia no Festival de Parintins
Pensando em como fazer o turista, ou até mesmo o parintinense, conhecer outros locais da cidade, que foi criado o ‘Passaporte Parintins’, disponibilizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur).
Na edição de 2025, a entrega começou no dia 26, na Estação do Turismo, instalada no complexo Turistódromo, na Avenida Amazonas, em frente a praça da Catedral Nossa Senhora do Carmo.
O Passaporte indica os principais atrativos turísticos da cidade e, por meio de carimbos personalizados, o público faz o percurso os coletando, para no fim receber um brinde.
O circuito deste ano inclui:
- Estação do Turismo,
- Bumbódromo,
- Catedral de Nossa Senhora do Carmo,
- Praça Digital,
- Mercado Municipal Leopoldo Neves,
- Universidade do Estado do Amazonas (UEA/Estande),
- Panavueiro Fest
- e Porto da cidade.
A distribuição do Passaporte Parintins segue até domingo (29/06) com quantidade limitada, sendo de 9h30 e 14h30. Já no domingo, somente às 9h30h.
Confira os pontos selecionados para este ano no percurso:










Parintins para o mundo ver
O projeto ‘Parintins para o mundo ver’ é realizado pela Fundação Rede Amazônica (FRAM), correalizado pela Rede Amazônica e Amazon Sat, com o apoio de Amazônica Net, Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC-AM) e Governo do Amazonas.