Passaporte Parintins guia visitantes para conhecerem principais pontos turísticos da cidade

O Passaporte indica os principais atrativos turísticos e, por meio de carimbos personalizados, o público faz o percurso os coletando, para no fim receber um brinde, além de conhecer a cidade.

Passaporte Parintins. Foto: Clarissa Bacellar/Portal Amazônia

A disputa entre os bois-bumbás Caprichoso e Garantido no Festival Folclórico de Parintins, no Amazonas, atrai milhares de pessoas que buscam conhecer de perto a festa popular. Mas muito além do Bumbódromo, a principal atração da festa, por se tratar do local onde a disputa ocorre, Parintins possui uma rota turística rica e cheia de atrativos.

📲 Acompanhe os especiais do Portal Amazônia no Festival de Parintins

Passaporte Parintins. Foto: Clarissa Bacellar/Portal Amazônia
Passaporte Parintins. Foto: Clarissa Bacellar/Portal Amazônia

Foi pensando em como fazer o turista, ou até mesmo o parintinense, conhecer outros locais da cidade, que foi criado o ‘Passaporte Parintins‘, disponibilizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur).

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp 

A ação acontece na Estação do Turismo, instalada no complexo Turistódromo, na Avenida Amazonas, em frente a praça da Catedral Nossa Senhora do Carmo.

“Mais um ano que desembarcamos na ilha e, para esse ano, estamos com a Estação do Turismo e contamos com 20 parceiros do Governo do Amazonas, para acolher o visitante que chega, como o Procon, o Cetam, entre outros. E para ele ano é claro que temos também o nosso queridinho, o tão esperado passaporte. São oito pontos que o visitante precisa ir, pegar o carimbo e retornar ao turistódromo pra pegar o brinde”, comenta a vice-presidente da Amazonastur, Laena Porto. A ação também conta com a parceria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Circuito 2025

Na edição de 2025, a entrega começou no dia 26 e segue até dia 29. O Passaporte indica os principais atrativos turísticos da cidade e, por meio de carimbos personalizados, o público faz o percurso os coletando, para no fim receber um brinde.

Passaporte Parintins. Foto: Clarissa Bacellar/Portal Amazônia

O circuito deste ano inclui:

  • Estação do Turismo,
  • Bumbódromo,
  • Catedral de Nossa Senhora do Carmo,
  • Praça Digital,
  • Mercado Municipal Leopoldo Neves,
  • Universidade do Estado do Amazonas (UEA/Estande),
  • Panavueiro Fest
  • e Porto da cidade.
Foto: Clarissa Bacellar/Portal Amazônia

A primeira parada do circuito é no próprio complexo, onde o turista pode retirar o primeiro carimbo na Estação do Turismo, espaço de atendimento bilíngue da Amazonastur, que conta com serviços como foto personalizada, totem de informação turística e distribuição gratuita de materiais promocionais.

Na praça o visitante também encontra a Catedral de Nossa Senhora do Carmo (na Avenida Amazonas, s/n – Centro) e no entorno também estão o estande da UEA e o Panavueiro Fest (na Avenida Clarindo Chaves, ao lado da Catedral).

Outro atrativo próximo é o Mercado Municipal Leopoldo Neves (na rua Benjamin da Silva – Centro) e, ao lado, a Praça Digital Cristo Redentor (na rua Caetano Prestes, 1 – Centro). Próximo destes está o Porto da cidade.

Por fim, o roteiro encerra no Bumbódromo (na avenida Nações Unidas, s/n – Centro). Depois de pegar todos os carimbos, o visitante deve retornar ao Turistódromo para retirar seu brinde exclusivo.

Brindes. Foto: Clarissa Bacellar/Portal Amazônia

Lembrando que a distribuição do Passaporte Parintins segue até domingo (29/06) com quantidade limitada, sendo de 9h30 e 14h30. Já no domingo, somente às 9h30h.

Confira o trajeto: Veja quais pontos fazem parte do Passaporte Parintins em 2025; Fotos

Parintins para o mundo ver

O projeto ‘Parintins para o mundo ver’ é realizado pela Fundação Rede Amazônica (FRAM), correalizado pela Rede Amazônica e Amazon Sat, com o apoio de Amazônica Net, Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC-AM) e Governo do Amazonas.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Estudo pioneiro mapeia regiões com alto potencial para tecnologias de carbono no Brasil

Desta-se potencial em carbono: Manaus pelas termelétricas movidas a gás e Mato Grosso, com produção de etanol, biodiesel e biometano.

Leia também

Publicidade