O Glocal Experience Amazônia 2024, que iniciou no dia 22 de agosto e segue até sábado (24) em Manaus (AM), segue com inúmeras atividades e discussões voltadas à preservação e progresso sustentável da Amazônia.
Temas de relevância para o futuro da região foram debatidos na tarde desta sexta-feira (23) em conferências como ‘Organização Urbana para Cidades Sustentáveis e Turísticas’, ‘Cultura Amazônica: Preservação e Valorização da Diversidade e Queimadas’ e o ‘Novo Contexto Climático na Amazônia’.
Na primeira conferência os especialistas em mobilidade urbana Nádia Aguiar, Emádina Gomes, Geraldo Alves e Manoel Paiva, discutiram sobre quais seriam os melhores planos de mobilidade para a capital do Amazonas.
Durante a conversa, os participantes expuseram ideias que podem contribuir para melhorar a mobilidade na cidade. O especialista Manoel Paiva citou uma forma inusitada de resgatar as raízes e cooperar com o futuro:
“Poderíamos pensar em um modal acessível. Hoje, a pergunta seria, por que não resgatar nossas raízes e pensar em mobilidade fluvial? Andar de pequenos barcos e em canoas, seria mais uma oportunidade de mobilidade”, sugeriu.
A segunda palestra, abordou ‘Cultura Amazônica: Preservação e Valorização da Diversidade’, com a participação do Tenor Miquéias William, maestro Zacarias Fernandes, a curadora de arte Cleia Viana e a doutoranda em tecnologia educativa Labibe Araújo. Os convidados conversaram sobre formas de como propagar, através da cultura, a preservação do meio ambiente e respeito.
Cleia Viana relata o quanto é importante para as futuras gerações debater, em palcos como o do Glocal Amazônia, a diversidade e a sustentabilidade visando o futuro.
“Acho super importante colocar esses três pilares num debate, porque a gente vive na Amazônia, tem essa autoridade para falar. Então esse é o momento de discutir, agir. O futuro não é mais daqui a 100 anos como era na época do meu avô, o futuro é agora”, exclamou a curadora.
No último painel, ‘Queimadas e o Novo Contexto Climático na Amazônia’, a discussão central contou com a participação da diretora do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, Ane Alencar; e o secretário de meio ambiente do Estado do Amazonas, Eduardo Taveira. Eles mostraram dados que revelam a gravidade das secas severas e queimadas na região amazônica.
“Vivemos um cenário climático que mesmo com combate tradicional, enfrentamos dificuldade. Precisamos que o setor agropecuário faça também a sua parte, o governo federal já nos ajuda bastante, mas precisamos educar melhor a população quanto ao cuidado que todos precisamos ter”, alertou Taveira.
Glocal Amazônia 2024: confira a programação e os locais de realização do evento
Sobre o Acelera Amazônia
A Glocal Experience Amazônia faz parte do projeto Acelera Amazônia 2024 e tem o apoio da Apa Móveis, Prefeitura de Manaus, Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), Amazonastur e Governo do Amazonas. Idealização e operação: Dream Factory. Realização: Fundação Rede Amazônica (FRAM).
A Glocal Experience nasceu em maio de 2022 com sua primeira edição no Rio de Janeiro. O encontro busca se tornar anual e tem a intenção de ser realizado em cada Estado da Amazônia. Em 2024, Manaus (AM) recebe o evento pela segunda vez.