Mais de 2 mil professores da rede municipal de ensino da capital são beneficiados com alterações no pagamento da GID

Mudanças permitirão que o benefício continue sendo pago em caso de afastamentos como licenças prêmio, maternidade, paternidade e casamento.

A prefeitura sancionou a Lei nº 2.328/2022, que beneficia mais de 2 mil professores da rede municipal de ensino com alterações no pagamento da Gratificação de Incentivo à Docência (GID). As mudanças permitirão que o benefício continue sendo pago em caso de afastamentos como licenças prêmio, maternidade, paternidade e casamento.

O prefeito Arthur Henrique afirmou que as modificações e inclusões são possíveis graças ao planejamento da prefeitura, que fez um estudo de impacto financeiro e econômico para evitar transtornos.

Para haver as modificações e evitar transtornos, a Prefeitura de Boa Vista fez um estudo de impacto financeiro e econômico. Foto: Divulgação/PMBV

“Sempre buscamos dialogar com as categorias e valorizar os nossos servidores. Por isso, hoje trago esta boa notícia aos nossos docentes. O projeto beneficia diretamente mais de dois mil profissionais que hoje estão em sala de aula. Avançamos muito em pontos discutidos com transparência e construção coletiva junto à categoria”, declarou o prefeito.

A GID foi instituída na rede municipal de ensino em 2015. Atualmente, 2.139 professores efetivos e 144 com contrato temporário são beneficiados com o valor mensal de R$ 800,00.

Instituída desde o ano de 2015, a GID beneficia mais de 2 mil professores efetivos e 144 com contrato temporário. Foto: Giovani Oliveira/Semuc/PMBV

O que muda com as alterações?

Com a alteração, algumas licenças e afastamentos, considerados como efetivo exercício, passam a contar para o recebimento da GID, como as licenças: prêmio, maternidade, paternidade e casamento; para tratamento da própria saúde de até 30 dias e outros afastamentos temporários remunerados, ou seja, o professor não vai perder a GID nesses casos.

Será possível, ainda, o desconto proporcional das faltas. Antes, o profissional deixava de receber a GID, caso não cumprisse com pelo menos 16h semanais de trabalho em sala de aula.

Conforme a nova Lei, ocorrerá desconto proporcional da GID somente em casos de licenças ou afastamentos sem remuneração; cedência para outros órgãos de qualquer esfera da administração pública; afastamento para exercício de mandato político ou classista; afastamento para participação em programa de pós-graduação; afastamento para competição desportiva; licença para tratamento da própria saúde que ultrapassar 30 dias, consideradas as prorrogações (nos primeiros 30 dias o pagamento da GID será integral) e de outros afastamentos não considerados como efetivo exercício no cargo público. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Florada Premiada: Rondônia conquista pódio completo em concurso nacional de cafés canéforas

Todos os locais de produção vencedores fazem parte da área classificada como "Matas de Rondônia". Grande vencedora da noite, Sueli Berdes participou da competição pela primeira vez.

Leia também

Publicidade