Guarda Municipal reforça segurança com Ronda Comercial em Boa Vista

Ação da GCM fortalece vínculos de confiança com comerciantes e moradores.

Agentes da GCM realizam patrulhamento preventivo, orientam comerciantes e coíbem furtos e vandalismo. Foto: Andrezza Mariot/PMBV

Presença constante em áreas comerciais de Boa Vista, a Guarda Civil Municipal (GCM), contribui diariamente para aumentar a segurança, garantir a ordem pública e fortalecer a parceria entre a instituição e a comunidade local. Durante as ações, os agentes fazem patrulhamento preventivo e comunitário, orientam comerciantes e a população, além de coibir práticas ilícitas, como furtos e vandalismo.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

Com atuação desde outubro de 2024, com base situada no parque Germano Augusto Sampaio, localizado na zona oeste da cidade, a Ronda Comercial é composta por 22 guardas municipais e três viaturas, distribuídos em escalas. De acordo com o inspetor de área da Guarda Municipal, José Carlos, a patrulha trabalha para garantir a segurança e o bem-estar da população.

“A Ronda Comercial trabalha diariamente das 7h às 18h, nos principais centros comerciais de Boa Vista. A nossa função é trazer aos comerciantes, a maior segurança no comércio e aos consumidores. Fazemos patrulhamento preventivo e comunitário a pé e nas viaturas. Constantemente, temos viaturas nas áreas oeste e central de Boa Vista, trazendo aos centros comerciais mais segurança”, disse.

Guarda Municipal reforça segurança com Ronda Comercial em Boa Vista
Ícaro Rian destaca a presença constante da Guarda Municipal nas áreas comerciais. Foto: Andrezza Mariot/PMBV

Comércio seguro

Equipada, a Ronda Comercial atua de forma proativa na cidade, com presença constante e visível da Guarda Municipal nas áreas comerciais. Vendedor há 5 anos em uma área comercial de Boa Vista, Ícaro Rian afirma que a Guarda Municipal é presença constante nas proximidades do comércio em que trabalha.

“Os guardas estão sempre passando por aqui, em contato com as pessoas e fazendo ronda. Com certeza, eu me sinto mais seguro, pois antigamente a incidência de roubos era um pouco maior e agora com a presença deles, as coisas ficaram mais tranquilas. É um serviço indispensável para o comerciante, para o trabalhador do comércio e para a população que passa por aqui diariamente”, apontou.

Leia também: Prefeitura reforça sensibilização para manter praias e rios limpos em Boa Vista

A GCM conta com Central de Monitoramento, acionada pelo (95) 98414-4413. Foto: Andrezza Mariot/PMBV

Contato com a população

Com o fim de ano se aproximando, as áreas comerciais tendem a aumentar de forma significativa a movimentação, pensando nisso, a Ronda Comercial também intensifica o patrulhamento preventivo e comunitário nesses ambientes para inibir a incidência de furtos, roubos e outros crimes. Vale lembrar que a Guarda Civil Municipal possui a Central de comunicação e Monitoramento que pode ser acionada pelo número de telefone (95) 98414-4413.

Ronda Comercial intensifica fiscalização contra cobrança irregular de estacionamento. Foto: Andrezza Mariot/PMBV

Cobrança irregular de estacionamento

Ainda, a Ronda Comercial tem intensificado a fiscalização de cobrança irregular de estacionamento em áreas públicas da capital, geralmente feita por guardadores de veículos e lavadores, conhecidos como “flanelinhas”. A ação segue ao longo de todo ano, com as equipes atuando de forma constante nos corredores comerciais da cidade.

Os agentes já recolheram diversos objetos usados para reserva irregular de vagas, dentre eles, baldes, papelões e até arma branca. A fiscalização também ocorre nos eventos de grande porte realizados na cidade.

Materiais utilizados para reservar vagas de estacionamento, como cones, fitas e caixas são removidos e recolhidos pelos guardas municipais. Os envolvidos são orientados a buscar formas legais e seguras de trabalho em locais apropriados.

#PMBVPUBLI

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Comissão de Direitos Humanos aprova criação da Política Nacional de Segurança dos Povos Indígenas

A proposta reafirma competências de vários órgãos de Estado relacionadas ao combate à violência contra os povos indígenas.

Leia também

Publicidade