Glocal Amazônia 2024 promove segunda atividade externa com crianças da comunidade Mossoró

O objetivo principal da ação foi envolver as crianças da comunidade na criação de uma obra coletiva: um mapa de sete metros representando a cidade de Manaus.

Como parte da programação da Glocal Amazônia 2024, a comunidade Mossoró, em Manaus, foi palco da segunda atividade externa do evento, que combinou arte, educação e cultura em uma tarde repleta de interação e criatividade.

“Essa é uma forma da gente estar atingindo todas as outras regiões da cidade também. A maioria das palestras são ali no centro, essa foi uma opção da gente estar descentralizando realmente, trazendo essa oportunidade da sensibilização no meio ambiente para os outros bairros das outras zonas da cidade de Manaus.”, destacou Márcia Fernandes, coordenadora de externas da Glocal.

O objetivo principal da ação foi envolver as crianças da comunidade na criação de uma obra coletiva: um mapa de sete metros representando a cidade de Manaus, idealizada e pintada a partir de seus sonhos e aspirações. Utilizando uma tela, as crianças do Mossoró, foram guiadas pelos educadores, deram vida ao mapa de uma Manaus sonhada coletivamente.

“A gente partiu dessa grande oficina aqui com as crianças, que é como seria Manaus se fosse governada por crianças, como seria Manaus se fosse criada, uma cidade criada a partir da perspectiva das crianças, da necessidade das crianças, dos sonhos, dos desejos das crianças. Então a gente fez, a gente comprou esse tecido imenso e a gente está pintando o mapa da cidade de Manaus através das nossas próprias perspectivas.”, destacou Sarah Campelo, artista.

Com tintas coloridas e muita imaginação, cada parte da cidade foi representada conforme o olhar e os desejos dos pequenos, refletindo uma visão cheia de esperança e criatividade para o futuro da maior metrópole da Amazônia.

“A gente quer alguma coisa que seja o nosso melhor e alguma coisa que seja bom pra todo mundo. Ninguém pode pensar só em uma pessoa, então tem que ser uma coisa que todo mundo se expressa.”, destacou Thais Reis, 13 anos.

A Glocal Amazônia continua até o dia 24 de agosto, com uma programação rica em ações que incentivam a inovação, a sustentabilidade e a integração social.

Glocal Amazônia 2024: confira a programação e os locais de realização do evento

Sobre o Acelera Amazônia

Glocal Experience Amazônia faz parte do projeto Acelera Amazônia 2024 e tem o apoio da Apa Móveis, Prefeitura de Manaus, Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), Amazonastur e Governo do Amazonas. Idealização e operação: Dream Factory. Realização: Fundação Rede Amazônica (FRAM).

Glocal Experience nasceu em maio de 2022 com sua primeira edição no Rio de Janeiro. O encontro busca se tornar anual e tem a intenção de ser realizado em cada Estado da Amazônia. Em 2024, Manaus (AM) recebe o evento pela segunda vez.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Pará perde Mestre Laurentino; artista completaria 99 anos em janeiro de 2025

Natural da cidade de Ponta de Pedras, na Ilha do Marajó, ele era conhecido como o roqueiro mais antigo do Brasil.

Leia também

Publicidade