O XTERRA Amazônia 2024 é uma edição que promete aventura em Novo Airão, no Amazonas, para os cerca de 600 atletas inscritos nessa fase da competição nacional. O grupo terá oportunidade de desafiar seus limites em uma das etapas que promete ser uma das mais eletrizantes do circuito.
Isso porque, ao invés de águas calmas e trechos de ciclismo e corrida planas, o XTERRA Amazônia se dá em águas movimentadas, um percurso desafiador de MTB (mountain bike) e corrida em um terreno fora dos asfaltos, ou seja, um evento off-road (termo que designa atividades variadas praticadas em locais desprovidos de estradas pavimentadas) com diversas modalidades.
Em Novo Airão, o percurso conta com trilhas, igarapé, um verdadeiro paraíso amazônico preparado para receber atletas do Brasil e de outros países para disputas nas seguintes modalidades:
TRAIL RUN – Corrida em ambiente natural como, trilhas, montanhas, florestas e praias. No XTERRA terá disputa nas distâncias de 5, 10 e 21 quilômetros.
ENDURANCE – Esportes de longa duração e predominância, de intensidades leves e moderadas feitas de forma contínua. No evento a disputa entre os atletas será de 50 quilômetros.
TRIATHLON – É a junção de três modalidades: natação, ciclismo e corrida.
“As modalidades estão divididas em trail run, triathlon e endurance. Essas modalidades são adaptadas ao ambiente local, potencialmente explorando as trilhas e recursos naturais da região amazônica, como rios, florestas e trilhas desafiadoras”, relata o gerente de Projetos do XTERRA Brasil, André Jubão.
O gerente comenta que “a principal recomendação é aproveitar ao máximo o percurso, que é desafiador, mas acessível para todos os níveis de experiência. Mesmo quem corre ocasionalmente até mesmo em asfalto, pode participar sem problemas. Priorize sempre a segurança, aprecie a paisagem e sinta a energia do ambiente’’.
Na modalidade Endurance, o gerente relata que esta edição contará com muitos participantes amazonenses e que a modalidade requer muita preparação.
“O maior público é de Manaus, mas teremos convidados de fora, participantes do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Acre, Santa Catarina e Paraná. O projeto avançou recentemente e é desafiador obter engajamento nessa modalidade. Os corredores de longa distância se preparam com antecedência. Ninguém decide de repente ‘no próximo mês vou correr 50 km’. Por isso a participação menor é algo esperado”, esclarece.
No triathlon, o desafio será a diversão e a segurança dos atletas, não deixando de lado a competição e alto nível técnico de avaliação.
“No percurso do triathlon priorizamos a segurança mantendo um nível técnico de forma acessível. Não será algo extremamente difícil. A ideia é garantir a segurança dos participantes, incentivar a diversão e proporcionar uma experiência de cross triathlon que promova a conexão com a natureza. É sobre curtir o evento e viver essa aventura ao máximo”, afirma.
Short Track
O Short Track, também conhecido como corrida de curta distância, é uma modalidade de percurso reduzido, que geralmente envolve voltas em um circuito pequeno. Essa modalidade é caracterizada por ser altamente intensa e técnica, com atletas enfrentando obstáculos e fazendo várias ultrapassagens em um curto espaço de tempo.
No evento, essa modalidade será disputada por atletas convidados nacionais e internacionais de alto nível técnico.
“Short track será para convidados, um percurso explosivo e técnico, com obstáculos, ideal para imagens dinâmicas e várias ultrapassagens. Serão duas voltas a nado de 200 metros, mais quatro voltas de bike de 2km e mais duas voltas de corrida de 1,5km”, concluiu André Jubão.
XTERRA Amazônia 2024
O XTERRA Amazônia 2024 é uma realização da Fundação Rede Amazônica (FRAM) e tem o apoio da Braga Veículos; Secretaria Municipal de Inovação, Indústria, Comércio e Turismo da Prefeitura de Novo Airão; Secretaria de Estado do Desporto e Lazer, do Governo do Amazonas.