Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia
No coração do Curral Zeca Xibelão, onde os tambores não param e os ensaios ganham ritmo acelerado na contagem regressiva para o Festival Folclórico de Parintins, no fim do mês de junho, um outro tipo de agitação toma conta de um dos espaços mais visitados do reduto azul e branco: a loja oficial do Boi Caprichoso. A loja se tornou ponto de encontro para quem busca levar consigo uma lembrança da magia do boi preto.
📲 Acompanhe os especiais do Portal Amazônia no Festival de Parintins
À frente desse espaço que une arte, identidade cultural e economia criativa está Amaury Vasconcelos. Compositor apaixonado pelo Caprichoso e gestor dedicado, Amaury assumiu há seis anos a missão de conduzir a operação das lojas oficiais do boi, tanto em Parintins quanto na capital amazonense, Manaus.
“Faço parte da gestão do Boi nessa área comercial. Sou responsável pelas lojas oficiais, que têm como objetivo levar ao cliente final um pedacinho da arte parintinense, seja no artesanato ou na criação de uma camisa feita por nossos designers e pintada pelos artistas da terra”, explica.

A loja oficial é mais do que um ponto de venda, é uma vitrine viva da criatividade local. Cada peça, seja uma camiseta estampada, um colar artesanal ou uma toalha bordada, carrega consigo a essência do Caprichoso e o talento dos artistas que dão vida às alegorias, aos figurinos e à musicalidade do festival.
Segundo Amaury, esse é o diferencial que encanta visitantes de todo o Brasil e do mundo. “É gratificante receber essas pessoas. A gente consegue compartilhar um pouco do nosso conhecimento sobre o Bumbá com quem vem encantado conhecer a nossa cultura”, diz.
Mesmo diante dos desafios logísticos impostos pela geografia amazônica, Amaury mantém a qualidade como prioridade. “Muita coisa vem de fora – São Paulo, Rio Grande do Norte, Santa Catarina -, passa por Manaus até chegar aqui. A logística é complicada, mas a gente dá um jeito porque o padrão Caprichoso exige excelência”, afirma.
📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp
Além de ser um elo entre os artistas e o público, Amaury vê na loja uma extensão de sua paixão pelo Boi. “O Caprichoso me inspira todos os dias. Como compositor, ele me inspira musicalmente. E na loja, ele me inspira a buscar sempre o novo, produtos diferentes, tecnologias novas. É essa inspiração que nos move a manter o padrão Caprichoso de qualidade”, resumiu com orgulho.
Quando perguntado sobre como definiria, em uma palavra, o amor que sente pelo Boi Caprichoso, a resposta vem rápida e certeira:
“Inspiração”.
Parintins para o mundo ver
O projeto ‘Parintins para o mundo ver’ é realizado pela Fundação Rede Amazônica (FRAM), correalizado pela Rede Amazônica e Amazon Sat, com o apoio de Amazônica Net, Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC-AM) e Governo do Amazonas.