Foto: Yuri Pinheiro/Acervo Prefeitura de Parintins
O segundo dia do Carnailha 2026 promete ainda mais animação com a disputa da Chave Especial. O segundo maior evento cultural de Parintins, segue nesta segunda-feira (16), com homenagens, resgates históricos e a força da mulher.
O Carnailha 2026 é realizado na Avenida Paraíba, no Centro de Parintins, com entrada gratuita, mas também venda de mesas e camarotes. O evento acontece nos dias 15, com os blocos do grupo Irreverente; 16, com o desfile da chave Especial; e 17, com o Carnaboi.
Leia também: Saiba a ordem de apresentação e temas dos blocos do grupo Irreverente no Carnailha 2026
A segunda noite do Carnaval da ilha da magia, conta com seis grupos que compõem a chave Especial. Confira a ordem da apresentação e seus respectivos temas para o Carnailha:
1°: Metralhas
Fundado em 1989, o bloco mais antigo do Carnailha mantém a sua tradição de abrir a segunda gorda de Carnaval. Neste ano, o bloco irá homenagear os responsáveis pela limpeza pública de Parintins: os garis. O enredo dos Metralhas, presidido pelo Elson Barros, promete “levantar a poeira com os garis da Ilha”, como diz a marchinha que visa reconhecer a importância desses profissionais.

2°: Bad Boy
Em 2026, o bloco Bad Boy, sob a presidência de Assis Oliveira, entra na avenida mergulhando na histórica rota do navio japonês Kasato Maru, que saiu do Porto de Kobe e floresceu na Vila Amazônia, em pleno solo parintinense, trazendo imigrantes japoneses. O tema ‘Parintins abraça forte o Japão’ reserva muitas emoções e um grande resgate histórico dentro do Carnailha.

3°: Império do Palmares
Num enredo que mistura cultura, consciência ambiental e sustentabilidade, o bloco leva pra avenida uma homenagem ao município de Presidente Figueiredo, a menina dos olhos da Amazônia. Considerada uma das cidades mais rica na flora e fauna, a Terra das Cachoeiras terá sua história contada de forma artística, educativa pelo bloco presidido por Netinho do Império.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp
4°: Fax
A força, resistência e coragem da mulher será o tema que o bloco FAX vai levar para a avenida do Carnailha. Numa espécie de tributo, o bloco pretende dar voz e vez para aquelas que são sinônimos de garra e resiliência desde os primórdios descritos nos livros de história até as guerreiras do cotidiano parintinense. O bloco é presidido por Maurício Porto.

5°: Unidos do Itaúna
Das primeiras brincadeiras de rua até o desfile na avenida. É desta forma que o bloco Unidos do Itaúna quer resgatar sua história neste ano no Carnailha. O tema escolhido, segundo o presidente Edmar Bitercourt, visa fazer um resgate cronológico e social das comunidades Itaúna 1, Itaúna 2 e Paulo Correia, que formaram a identidade da região.

6°: Rubro Negro
A ancestralidade indígena de Parintins vai entrar na avenida com o bloco Rubro Negro, que apresenta o tema ‘Guerras na Mundurukania: Muras x Mundurukus’, como uma forma de exaltar a identidade e memória dos povos originários. O presidente Jailson Rodrigues afirma que o bloco, atual campeão do Carnailha, vai em busca do bicampeonato em 2026.

Leia também: Carnailha: Carnaval de Parintins se torna Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Amazonas
Ouça os temas
Pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura de Parintins leva as marchinhas e os sambas-enredo do Carnailha às principais plataformas digitais, ampliando o acesso do público às músicas que vão embalar a festa em 2026.
O álbum ‘Carnailha 2026’ é composto pelas as marchinhas dos blocos:
Carnaval Amazônico
O projeto Carnaval Amazônico é uma iniciativa do Grupo Rede Amazônica que conecta o público com a essência do Carnaval da região Norte, com o apoio do Governo do Estado do Amazonas.
