O público pode acompanhar e provar os alimentos durante o evento.
A competição Printer Chef, realizada na Arena da Campus Party Amazônia, no Studio 5 Centro de Convenções, em Manaus (AM), une tecnologia e gastronomia, desafiando os participantes a criar um prato, utilizando alimentos feitos por uma impressora 3D.
A atividade iniciada na quinta-feira (12), segue até esta sexta-feira (13), incluindo em sua dinâmica um workshop de introdução aos conceitos básicos sobre impressão de alimentos em impressora 3D para os competidores.
A pesquisadora em tecnologia Ângela Oliveira, idealizadora do Printer Chef, explicou como é realizado o processo de criação dos alimentos.
“Aqui no Printer Chef, o que a gente faz são alimentos feitos a partir de células isoladas da proteína dos animais. E também dos alimentos de um modo geral. A gente isola essa proteína, depois levamos ao laboratório, expandimos e imprimimos o alimento sem nenhum hormônio ou antibiótico”,
explicou.
Segundo as regras, os competidores terão que produzir um prato, utilizando um item impresso pela impressora 3D. Este item será um alimento típico da região.
A pesquisadora falou ainda à respeito da qualidade e sabor dos pratos, criados com o auxílio da impressora 3D. “É impressionante a qualidade dos pratos, me surpreendeu. Hoje teve a primeira bateria que foi muito bacana e a gente está priorizando essa regionalidade porque a Amazônia é rica em ingredientes que não tem em lugar nenhum do mundo. Hoje nós fizemos aqui a bioimpressão de um peixe, só que a base dele é de açaí, ou seja, a estrutura molecular é de um açaí com o gosto do peixe e os participantes tiveram que harmonizar, foi incrível!”, comemorou.
Na #CPAmazônia, 16 participantes disputam quatro seletivas, de onde sairá um vencedor que disputará a grande final da regional no sábado (14), penúltimo dia do evento. Três jurados avaliarão as composições e elegerão o melhor.
A estudante de gastronomia, Dena Silva Valente, não escondeu seu nervosismo, mas acredita que a participação nessa edição do Printer Chefe é válida, pois acrescenta mais experiência profissional à sua carreira.
“Eu confesso que eu ‘tô’ um pouco nervosa, desde o início quando eu me inscrevi. Mas a intenção é a de aprender e criar um pouco mais de experiência. Eu espero que dê tudo certo”, comentou.
O vencedor da edição manauara disputará a final nacional na próxima edição da Campus Party Brasil, prevista para ser realizada em 2024.
Sobre a Campus Party Amazônia
A Campus Party Amazônia tem o apoio da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Governo do Amazonas e Prefeitura de Manaus. Realização: Gouvêa Experience, Instituto Campus Party (ICP) e Fundação Rede Amazônica (FRAM).