Foto: Lorena Carioca/Amazon Sat
Enquanto milhões de crianças aguardam ansiosamente as férias, para muitas delas o período fora da sala de aula significa também o risco de ficar sem uma refeição nutritiva. Pensando nesse cenário, o Instituto Fome de Tudo realizou na Glocal Amazônia, em Manaus (AM), o pré-lançamento da campanha ‘Fome Não Tira Férias’, em parceria com o Programa Mundial de Alimentos (WFP), agência humanitária da ONU vencedora do Prêmio Nobel da Paz. O lançamento oficial está previsto para acontecer na COP 30, em Belém (PA), em novembro.
📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp
A iniciativa tem como foco crianças e jovens que dependem da merenda escolar como principal fonte de alimentação.
“São cerca de 165 dias do ano em que essas crianças ficam sem acesso regular a refeições. O nosso olhar é para esse momento. Criança tem que ser feliz, tem que ter segurança alimentar para poder sonhar e construir um futuro”, afirmou Ursula Corona, idealizadora e presidente do Instituto.

Segundo Ursula, o projeto levou quase três anos para ser estruturado e começa atendendo mil famílias por meio de cartões de auxílio, fornecidos em parceria com instituições bancárias e de cartões, que serão anunciadas oficialmente na COP 30.
“Queremos entender a realidade dessas famílias, mapear suas maiores fragilidades e criar um projeto sustentável que vá além da assistência imediata”, explicou.
Durante a visita à Escola Municipal José Sobreira do Nascimento, localizada na comunidade de Nossa Senhora de Fátima, Ursula ressaltou a importância de desenvolver soluções de longo prazo para combater a fome.
“O Fome de Tudo não é assistencialista. Criamos sistemas de empoderamento econômico e usamos tecnologia social para transformar realidades”, disse.

Para o vice-presidente e diretor de operações do programa, Marcelo Scafura, a COP 30 será uma oportunidade estratégica para dar visibilidade ao tema e fortalecer o apoio às comunidades locais.
“É fundamental destacar iniciativas que garantam alimentação e bem-estar das famílias, especialmente na Amazônia, que é o pulmão do mundo. Cada passo conta para construir um futuro sustentável, não só para a região, mas para o planeta inteiro”, afirmou.
Com o pré-lançamento em Manaus, o Instituto Fome de Tudo reforça que combater a fome infantil fora do calendário escolar é urgente, e precisa estar no centro das políticas públicas e das alianças globais.
Glocal Experience Amazônia 2025
A Glocal Experience Amazônia 2025 é idealizada e operada por DreamFactory, com realização da Fundação Rede Amazônica e tem o apoio de Bono Conta, Clube POP, Amazônica Net, Águas de Manaus, Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e Governo do Amazonas.
