O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU) iniciou, na última semana, o período de inscrições para a seleção da primeira turma do Curso de Doutorado Acadêmico em Arquitetura e Urbanismo. As inscrições serão realizadas até o dia 28 de fevereiro de 2019, conforme previsto no edital. O curso vai oferecer nove vagas direcionadas aos candidatos com diploma de Mestrado em Arquitetura e Urbanismo ou em áreas afins. A duração do curso será de 48 meses e funcionará em tempo integral.
Aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no final de 2018, o programa representa um passo fundamental para a consolidação da pesquisa em Arquitetura e Urbanismo na Região Amazônica, pois é o primeiro doutorado na área, da Região Norte. Além disso, a aprovação possibilita novas oportunidades de intercâmbio científico com outros países da Pan-Amazônia.
Inscrições
O candidato pode se inscrever por meio de remessa pelos Correios (endereço, CEP e outros, no edital) ou pessoalmente, no horário das 9h às 12h, na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Cidade Universitária José da Silveira Netto, em Belém, no prédio do PGITEC, sala 20.
Para realizá-la, será necessário apresentar os seguintes documentos: formulário de inscrição, uma foto 3×4 recente, Diploma ou declaração de concluinte de curso de mestrado (original e cópia), Histórico Escolar do mestrado, Curriculum Vitae Lattes (atualizado), RG, CPF, Título de Eleitor, Certificado de Reservista, projeto de tese e comprovação de publicação, conforme o edital.
Seleção
A seleção será feita por professores permanentes do corpo docente do PPGAU. As etapas de avaliação iniciam com a inscrição e a avaliação do projeto de tese, seguidos por entrevista e uma prova de conhecimento em língua estrangeira (inglês, espanhol, francês ou italiano).
Prova
As provas serão realizadas no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU), no prédio do PGITEC, nas salas 17 e 18. O candidato deve apresentar o conhecimento em duas línguas estrangeiras, sendo a primeira, obrigatoriamente, o idioma inglês.
O projeto Gigante, que começou na Amazônia em junho de 2024, está iniciando um protocolo que utiliza levantamentos feitos por drones combinados com verificações de solo para avaliar a mortalidade de árvores tropicais de grande porte.