UFPA abre inscrições para mestrado e doutorado em Desenvolvimento Local

São ofertadas 20 vagas para o mestrado e 10 vagas para o doutorado. Inscrições vão até o dia 29 de abril

O Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM) da Universidade Federal do Pará (UFPA) divulgou esta semana o edital de seleção para ingresso nos cursos de Mestrado e de Doutorado Profissional. O início do curso está previsto para agosto de 2021.

São ofertadas 20 vagas para o mestrado e 10 vagas para o doutorado. As inscrições podem ser realizadas pelo site seletivo.ppgedam.com.br, até o dia 29 de abril de 2021. 

Foto: Alexandre Moraes/UFPA

No ato da solicitação de inscrição, os candidatos devem enviar: Curriculum Lattes (PDF); projeto de dissertação/tese e uma carta de intenções. As etapas da seleção do processo seletivo envolvem análise do projeto de dissertação/tese; análise da carta de intenções; defesa oral do projeto de dissertação/tese e carta de intenções; análise do Curriculum Lattes.

Sobre o Programa

Avaliado com nota cinco pela Capes, o PPGEDAM é um programa interdisciplinar que objetiva qualificar profissionais para atuar na gestão pública ambiental, elaborar e desenvolver projetos de uso e aproveitamento sustentável dos recursos naturais, além de identificar oportunidades econômicas e sociais de desenvolvimento que privilegiem o uso sustentável da biodiversidade amazônica. 

O programa atua por meio de duas linhas de pesquisa: Gestão Ambiental, que trata da gestão do meio ambiente e do território, envolvendo: diagnóstico, análise de risco, planejamento, gestão e governança ambiental em áreas protegidas (indígenas, unidades de conservação, terras de marinhas etc.), cidades e espaços rurais; e Uso e Aproveitamento de Recursos Naturais, que envolve o uso e aproveitamento de recursos vegetais para a produção de fármacos; água da chuva para construção de sistemas comunitários de abastecimento; potencial pesqueiro regional; floresta nativa e do reflorestamento para o pagamento de serviços ambientais.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Dossiê “Amazônia contra o Antropoceno” aborda sociodiversidade da região

Na publicação constam nove artigos de arqueólogos, antropólogos e ecólogos, indígenas e não indígenas.

Leia também

Publicidade