Ufam implanta primeiro curso de doutorado em enfermagem da Região Norte

Na solenidade, que também teve aula inaugural, a nova coordenadoria do programa de pós-graduação foi empossada.

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio de sua Escola de Enfermagem de Manaus (EEM), começou a vivenciar um novo momento de sua história quando da implantação de seu curso de doutorado, o primeiro da Região Norte do País.

O marco aconteceu dentro das comemorações da 8ª Semana de Enfermagem, celebrada em todo País, mas que pela Ufam foi promovida entre os dias 12 e 21 de maio e homenageou a referência amazônida, a enfermeira Josephina de Mello.

À mesa da solenidade, o reitor, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, professora Adriana Malheiro, o diretor da EEM, professor Esron Rocha e representantes das secretarias estaduais e municipais de saúde e nacional de Enfermagem.

O diretor da EEM, frisou que o curso de doutorado é mais que uma resposta à demanda regional para a modalidade de pós-graduação, era um objetivo, um intento.

“Ainda somos bastante jovens na pós-graduação, menos de 25 anos, mas somos muito atuantes, comprometidos e focados, nós sabíamos onde queríamos chegar e tivemos diretores que também estiveram imbuídos nesse propósito que hoje, se sagra como realidade”, disse.

Esron considerou que o doutorado da EEM continuará exigindo de todos uma grande responsabilidade. “Menos de 0,30% da população brasileira tem essa titulação e se formos estratificar dentro da nossa área, entre pouco mais de 3 milhões de trabalhadores enfermeiros, esse percentual é ainda menor. Teremos de ser de excelência”, disse.

Divulgação: Divulgação/Ufam

A professora Adriana Malheiro, pró-reitora da Propesp, relembrou a caminhada necessária para a implantação do doutorado. “Eu me emociono com o crescimento do PPG que teve início com o mestrado em associação com a Estadual do Pará. E muitos contribuíram para isso, como o professor Zilmar Augusto de Souza Filho, e todo um colegiado, ex-diretores e ex-diretoras, além da própria Administração Superior. Hoje, não é tão mais difícil criar cursos de doutorado, mas manter, consolidar”, observou.

O reitor, professor Sylvio Puga foi quem encerrou as falas por parte da Ufam e se dirigiu, inicialmente, aos novos pós-graduandos, doutorandos. “Vocês serão instigados a todo instante nesta nova etapa. Aproveitem cada minuto que estiverem nesse curso, valorizem. É um momento mágico na vida de cada um e também de muita responsabilidade, porque vocês fazem parte da história contada em capítulos. É a primeira turma, é um grande compromisso”, disse.

Ele finalizou, mencionando e enaltecendo Josephina de Mello, precursora da Enfermagem no Amazonas.

A solenidade seguiu com a leitura dos termos de posse da coordenação do PPG de Enfermagem: Gilsirene Scantelbury de Almeida (coordenadora); Zilmar Augusto de Souza Filho (Vice-coordenador); e os membros Arinete Veras Fontes Esteves e Deyvylan Araújo; seguido pela aula inaugural do curso.

*Com informações da Ufam

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

PIB do Amazonas cresce 3,27% em 2022, acima da média nacional

O Amazonas mostrou força econômica com o setor de serviços e a indústria, com dados divulgados pela Sedecti após dois anos necessários para consolidação.

Leia também

Publicidade