Trabalho premiado analisa psicologia comunitária em projeto realizado no Pará

A pesquisa venceu a edição 2024 do Prêmio 'Esther Wiesenfeld' e é com foco na região do Projeto de Assentamento Agroextrativista Lago Grande Curuai (PAE Lago Grande), no estado do Pará.

A Rede Latino-Americana de Formação em Psicologia Comunitária anunciou que Nathan Almeida da Silva é o vencedor da edição 2024 do Prêmio ‘Esther Wiesenfeld’. Este prêmio reconhece a trajetória da Dra. Esther Wiesenfeld e destaca contribuições significativas para o campo da Psicologia Comunitária.

O trabalho intitulado ‘Psicologia Comunitária e implicação sociopolítica: inovações metodológicas, conflitos socioambientais e comunidades tradicionais’, conquistou o primeiro lugar na categoria de trabalhos de pós-graduação. O estudo foi reconhecido por sua pertinência e relevância sociopolítica, abordando problemas nos contextos latino-americanos e trazendo inovações metodológicas e conceituais.

As pesquisas com foco na região do Projeto de Assentamento Agroextrativista Lago Grande Curuai (PAE Lago Grande), no estado do Pará, são realizadas em parceria com a Sociedade para a Pesquisa e Proteção do Meio Ambiente (Sapopema), a Universidade de Brasília (UnB) e organizações locais de base e de pesca. Seu trabalho na Amazônia reflete um compromisso com as comunidades tradicionais e os conflitos socioambientais da região.

Foto: Divulgação / Sapopema

Nathan Almeida da Silva é psicólogo formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e atualmente é pesquisador de mestrado no programa Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (EICOS/IP/UFRJ). Sob a orientação do Prof. Dr. Gustavo Mendes de Melo e coorientação da Dra. Marie-Paule Bonnet, Nathan tem se destacado por sua abordagem crítica e inovadora.

O pesquisador é assistente de pesquisa no Institut de Recherche pour le Développement (IRD) e participa de projetos de extensão universitária voltados para a sustentabilidade socioambiental, como o PSIOP e o Projeto Saberes, financiado pela fundação BNP Paribas.

O Prêmio ‘Esther Wiesenfeld’ 2024 reafirma o compromisso da Rede Latino-Americana de Formação em Psicologia Comunitária em promover e reconhecer trabalhos que têm um impacto significativo nas comunidades e na sociedade como um todo.

*Com informações do Projeto Sapopema

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Halloween Sephora: conheça a lenda amazônica por trás da fantasia de Isabelle Nogueira

Entre as figuras mais conhecidas do folclore amazônico está Matinta Perera, uma bruxa que se transforma no pássaro rasga-mortalha e solta um grito estridente e assustador.

Leia também

Publicidade