Professor analisa luta pela posse de terra no Acre em tese de doutorado que se tornou livro

No livro, ele buscou retratar a luta por moradia e pela posse da terra, trazendo à cena os outros agentes do mosaico acreano que foram obrigados a migrar e a lutar para sobreviver.

O professor do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Acre (Ufac), Reginâmio Bonifácio de Lima, lançou o livro ‘Ao Sol Carta é Farol: A Luta pela Posse das Terras Acreanas Durante a Ditadura Militar’ (Alta Performance/Edufac, 726 p.). A obra, resultado de sua tese de doutorado, retrata a luta dos trabalhadores da Amazônia na busca pela posse da terra.

Reginâmio afirma que a tese é a terceira fase do projeto de pesquisa que iniciou em sua especialização, onde analisou as pessoas que saíram dos seringais e chegaram à cidade. No mestrado, explorou as memórias dessas pessoas e como elas enxergavam suas vivências.

No livro, ele buscou retratar a luta por moradia e pela posse da terra, trazendo à cena os outros agentes do mosaico acreano que foram obrigados a migrar e a lutar para sobreviver.

“É importante conhecer nossa história para valorizar nossas populações”, disse.

“Ao sol carta é farol… tem endereço certo, a própria história de Rio Branco, do Estado do Acre, da Amazônia e do Brasil. À História da Igreja, aos movimentos sociais, aos descendentes nordestinos, aos agentes, aos militantes e cada uma das crianças que escreveu sua carta. É por isso que essa obra deve ser recebida como Carta, Testemunho e Memorial. Ela sobrepuja permanente esperança, pois ensaiam novas mensagens em prol da construção de uma Amazônia melhor, com trabalho justo e dignidade humana para todos”, escreveu o professor Édison Hüttner, da PUC-RS, no prefácio da obra.

*Com informações da Ufac

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade