Pesquisador recebe título de Doutor Honoris Causa da UERR por contribuição com ciência na Amazônia

Reinaldo Imbrozio, que é pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), foi o primeiro professor da comunidade externa a receber a honraria pela UERR.

Foto: Divulgação/UERR

O pesquisador e professor Reinaldo Imbrozio Barbosa, de 64 anos, recebeu na noite do dia 25 de outubro, o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Estadual de Roraima (UERR). A honraria é a maior concedida por instituições de ensino superior no país.

Reinaldo Imbrozio, que é pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), foi o primeiro professor da comunidade externa a receber a honraria pela UERR.

Com 36 anos de atuação somente no Inpa, Reinaldo Imbrozio foi reconhecido pela contribuição com o avanço da ciência na Amazônia. Além disso, ele também é professor de mestrado e doutorado na Universidade Federal de Roraima (UFRR).

O currículo do pesquisador é extenso. Imbrozio é autor de 125 artigos completos publicados em periódicos de ciência, 10 livros ou capítulos de livros publicados ou organizados, além da orientação de 65 estudantes, da graduação ao pós-doutorado.

Ao receber o título, o pesquisador destacou que se ciência não se faz sozinho e agradeceu às contribuições que recebeu ao longo da carreira.

Foto: Divulgação/UERR

No início de 2024, quando Roraima enfrentou umas das piores secas da história e registrou o pior índice de queimadas no país, Imbrozio atuou no monitoramento da qualidade do ar que chegou a atingir níveis mundiais de poluição atmosférica.

O reitor da UERR, professor Claudio Travassos Delicato, destacou o legado de Imbrozio para o desenvolvimento de Roraima. 

A concessão do título ao pesquisador ocorreu em junho deste ano, por meio da aprovação de uma resolução do Conselho Universitário, órgão máximo da UERR. 

O texto do documento citou a “brilhante trajetória acadêmica e científica, relevantes pesquisas e trabalhos acadêmicos em prol da Ciência” de Imbrozio.

A entrega oficial do título de Doutor Honoris Causa faz parte da programação da 18ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, e ocorreu na UERR, com a presença da comunidade acadêmica e de convidados como o reitor da Universidade Federal de Roraima (UFRR), professor Geraldo Ticianelli.

Imbrozio participou ainda do lançamento do livro “Cannabis no Vale do Rio Branco: rotas e difusão histórica no norte da Amazônia”, do qual é um dos autores. A obra está disponível gratuitamente no site da UERR Edições.

*Com informações da Rede Amazônica RR

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Espécies novas de sapos ajudam a entender origem e evolução da biodiversidade da Amazônia

Exames de DNA feitos nos sapos apontam para um ancestral comum, que viveu nas montanhas do norte do estado do Amazonas há 55 milhões de anos, revelando que a serra daquela região sofreu alterações significativas.

Leia também

Publicidade