Batizada de Caputitermes dimorphius a espécie foi encontrada nas florestas da Fazenda Experimental da Universidade Federal do Amazonas.
Os pesquisadores Agno Nonato Serrão Acioli, da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Amazonas (FCA/Ufam), juntamente com os pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Rayssa Azevedo, José Wellington de Morais e Renato Almeida de Azevedo (os três últimos do quadro da Entomologia do INPA), descobriram um novo gênero e uma nova espécie de cupins na Amazônia Brasileira.
A descoberta foi anunciada no artigo científico ‘Caputitermes, a new genus of soldierless termite (Blattaria: Isoptera: Termitidae) with dimorphic workers from the Amazon rainforest’, publicado na revista científica Acta Amazonica.
As amostras foram coletadas nas florestas da Fazenda Experimental da Universidade Federal do Amazonas e na Reserva Ducke do INPA, nos anos de 2012 e 2014 pelos pesquisadores Renato Azevedo e João Rafael Oliveira, na época alunos de Entomologia do INPA. Renato Azevedo lembra que ao cavar o solo se deparou com uma colônia de cupins subterrâneos, mas achou que se tratava de duas espécies distintas, pois os indivíduos possuíam diferenças gigantescas, como o tamanho da cabeça.