Livro lançado no Tocantins reúne informações sobre frutos exóticos amazônicos

A obra explora o potencial econômico e benefícios nutricionais de frutas nativas da Amazônia, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a geração de renda local.

Foto: Reprodução/Punacoast

A Editora da Universidade Federal do Tocantins (EdUFT) lançou o livro Agregação de Valor e Uso Sustentável de Frutos Exóticos‘, coordenado por Glêndara Aparecida de Souza Martins. A obra explora a diversidade e as propriedades funcionais de frutas amazônicas, a exemplo do “abiu” e outras espécies da família Sapotaceae, ressaltando sua relevância para a saúde humana e o potencial econômico para comunidades locais.

Exibindo a alta concentração de compostos nutricionais, bioativos e antioxidantes, a autora discorre sobre a possibilidade de utilização deles em produtos alimentícios e farmacêuticos, que auxiliam na prevenção de doenças crônicas, como câncer e doenças cardíacas.

Composta por seis capítulos, ela ainda aborda temas como práticas de extrações sustentáveis e o impacto positivo da comercialização desses frutos no mercado interno e externo, destacando a necessidade de técnicas adequadas de armazenamento e transporte para minimizar perdas e garantir a qualidade dos produtos.

Entretanto, Glêndara também destaca a utilização responsável dessa matéria-prima, tomando cuidado com o extrativismo irresponsável e objetivando o desenvolvimento sustentável, além de maximizar os benefícios para a população e economia do país.

*Por Paulo Lourenço da UFT

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Espécies novas de sapos ajudam a entender origem e evolução da biodiversidade da Amazônia

Exames de DNA feitos nos sapos apontam para um ancestral comum, que viveu nas montanhas do norte do estado do Amazonas há 55 milhões de anos, revelando que a serra daquela região sofreu alterações significativas.

Leia também

Publicidade