Livro lançado no Tocantins reúne informações sobre frutos exóticos amazônicos

A obra explora o potencial econômico e benefícios nutricionais de frutas nativas da Amazônia, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a geração de renda local.

Foto: Reprodução/Punacoast

A Editora da Universidade Federal do Tocantins (EdUFT) lançou o livro Agregação de Valor e Uso Sustentável de Frutos Exóticos‘, coordenado por Glêndara Aparecida de Souza Martins. A obra explora a diversidade e as propriedades funcionais de frutas amazônicas, a exemplo do “abiu” e outras espécies da família Sapotaceae, ressaltando sua relevância para a saúde humana e o potencial econômico para comunidades locais.

Exibindo a alta concentração de compostos nutricionais, bioativos e antioxidantes, a autora discorre sobre a possibilidade de utilização deles em produtos alimentícios e farmacêuticos, que auxiliam na prevenção de doenças crônicas, como câncer e doenças cardíacas.

Composta por seis capítulos, ela ainda aborda temas como práticas de extrações sustentáveis e o impacto positivo da comercialização desses frutos no mercado interno e externo, destacando a necessidade de técnicas adequadas de armazenamento e transporte para minimizar perdas e garantir a qualidade dos produtos.

Entretanto, Glêndara também destaca a utilização responsável dessa matéria-prima, tomando cuidado com o extrativismo irresponsável e objetivando o desenvolvimento sustentável, além de maximizar os benefícios para a população e economia do país.

*Por Paulo Lourenço da UFT

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Conheça uma PANC medicinal anti-inflamatória e desintoxicante: o espinafre-amazônico

O Espinafre-Amazônico (Alternanthera sessilis),  é uma planta Pantropical  conhecida em alguns estados na Amazônia como orelha de macaco ou cuia mansa.

Leia também

Publicidade