Estudos sobre insetos aquáticos do Amazonas e Pará compõem livro sobre impactos que sofrem com diversos usos do solo

Livro detalha os efeitos dos usos do solo sobre os insetos aquáticos. Lançada pela Embrapa Meio Ambiente, obra pode ser acessada gratuitamente na internet.

Foto: Reprodução/’Insetos Aquáticos na Amazônia brasileira: taxonomia, biologia e ecologia’ (Inpa, 2019)

A Embrapa Meio Ambiente lançou recentemente o livro ‘Efeitos dos usos do solo sobre insetos de ambientes aquáticos brasileiros’, que reúne o conhecimento sobre o tema produzido no Brasil nos últimos 20 anos.

Coordenada pela pesquisadora Kathia Sonoda, a obra conta com mais 37 autores e sintetiza as ações realizadas pelos grupos de pesquisa brasileiros que estudam os aspectos ecológicos dos insetos aquáticos.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

Logo no primeiro capítulo, o livro apresenta o histórico do conhecimento produzido na área nos últimos 20 anos. Os capítulos seguintes foram divididos segundo os biomas (*estudos realizados no Amazonas e Pará estão nos capítulos 4 e 5 respectivamente).

O penúltimo apresenta as percepções futuras sobre o tema “usos do solo e insetos aquáticos”. Já no fechamento do livro há uma análise da atuação dos pesquisadores nas políticas públicas e os esforços para ampliar a inserção dos insetos aquáticos como indicadores em ações de biomonitoramento ambiental.

“O livro atinge seu objetivo ao facilitar à comunidade científica brasileira a visualização de oportunidades a serem exploradas em diversas macro e microescalas, considerando-se regiões hidrográficas, biomas ou Estados, sem esquecer dos estudantes de pós-graduação e seus orientadores, muitos dos quais contribuíram para o material”, diz Sonoda à Agência FAPESP.

Leia também: Insetos aquáticos são importantes bioindicadores e anunciam mudanças ambientais

“Além disso, o livro busca apontar áreas físicas do Brasil que mereçam atenção, como também áreas estratégicas que necessitam de recursos para desenvolvimento”, acrescenta.

Segundo Sonoda, a FAPESP foi importante no fomento das pesquisas e concessão de bolsas de todos os níveis. Ela destaca alguns projetos fundamentais para a obra: Ecologia e taxonomia de insetos aquáticos de riachosEphemeroptera, Plecoptera e Trichoptera (Insecta): reduzindo os déficits Linneano, Wallaceano e Henningueano; e Plecoptera (Insecta): documentando a diversidade e integrando dados morfológicos e moleculares.

O livro é gratuito e pode ser lido em formato digital pelo site da Embrapa. A pesquisadora diz que pretendem lançar uma versão em inglês, para aumentar a visibilidade da obra.

*O conteúdo foi originalmente publicado pela Agência FAPESP, com adição pelo Portal Amazônia de onde encontrar as informações sobre a região amazônica

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Detran-RO orienta sobre a emissão da Permissão Internacional para Dirigir no exterior; entenda

O Detran-RO orienta como funciona o documento, essencial para quem pretende dirigir veículos em viagens a outros países.

Leia também

Publicidade