Foto: Reprodução/’Insetos Aquáticos na Amazônia brasileira: taxonomia, biologia e ecologia’ (Inpa, 2019)
A Embrapa Meio Ambiente lançou recentemente o livro ‘Efeitos dos usos do solo sobre insetos de ambientes aquáticos brasileiros’, que reúne o conhecimento sobre o tema produzido no Brasil nos últimos 20 anos.
Coordenada pela pesquisadora Kathia Sonoda, a obra conta com mais 37 autores e sintetiza as ações realizadas pelos grupos de pesquisa brasileiros que estudam os aspectos ecológicos dos insetos aquáticos.
📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp
Logo no primeiro capítulo, o livro apresenta o histórico do conhecimento produzido na área nos últimos 20 anos. Os capítulos seguintes foram divididos segundo os biomas (*estudos realizados no Amazonas e Pará estão nos capítulos 4 e 5 respectivamente).
O penúltimo apresenta as percepções futuras sobre o tema “usos do solo e insetos aquáticos”. Já no fechamento do livro há uma análise da atuação dos pesquisadores nas políticas públicas e os esforços para ampliar a inserção dos insetos aquáticos como indicadores em ações de biomonitoramento ambiental.
“O livro atinge seu objetivo ao facilitar à comunidade científica brasileira a visualização de oportunidades a serem exploradas em diversas macro e microescalas, considerando-se regiões hidrográficas, biomas ou Estados, sem esquecer dos estudantes de pós-graduação e seus orientadores, muitos dos quais contribuíram para o material”, diz Sonoda à Agência FAPESP.
Leia também: Insetos aquáticos são importantes bioindicadores e anunciam mudanças ambientais
“Além disso, o livro busca apontar áreas físicas do Brasil que mereçam atenção, como também áreas estratégicas que necessitam de recursos para desenvolvimento”, acrescenta.
Segundo Sonoda, a FAPESP foi importante no fomento das pesquisas e concessão de bolsas de todos os níveis. Ela destaca alguns projetos fundamentais para a obra: Ecologia e taxonomia de insetos aquáticos de riachos; Ephemeroptera, Plecoptera e Trichoptera (Insecta): reduzindo os déficits Linneano, Wallaceano e Henningueano; e Plecoptera (Insecta): documentando a diversidade e integrando dados morfológicos e moleculares.
O livro é gratuito e pode ser lido em formato digital pelo site da Embrapa. A pesquisadora diz que pretendem lançar uma versão em inglês, para aumentar a visibilidade da obra.
*O conteúdo foi originalmente publicado pela Agência FAPESP, com adição pelo Portal Amazônia de onde encontrar as informações sobre a região amazônica