O pagamento da taxa de inscrição para os candidatos não isentos, no valor de R$ 60,00, deve ser realizado até 18 de outubro (sexta-feira). Não serão registrados pagamentos após esse prazo, e somente serão acatados pagamentos feitos por meio do boleto bancário gerado pelo sistema de inscrições da Universidade.Para concorrer às vagas do Prosel 2020, o candidato deverá efetuar a inscrição e ter comprovado os dados da avaliação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2019.
Mais de 3 mil vagas
Este ano, o Prosel Uepa oferece 3.616 vagas em 28 cursos, com destaque para a graduação em Engenharia de Software, ofertada pela primeira vez nos municípios de Castanhal (30 vagas) e Redenção (30 vagas). No total, o Prosel reforça a presença de cursos da Uepa em 16 municípios, sendo 1.532 vagas ofertadas na capital e 2.084 vagas no interior.
As vagas são destinadas aos candidatos que concluíram ou estão concluindo em 2019 a última série do Ensino Médio ou equivalente, e participantes do Enem 2019. A comprovação será feita por meio do envio dos dados do candidato do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para a Uepa.
As vagas para cotistas (VC) na política de seleção da Uepa correspondem ao percentual de 50% do total de vagas ofertadas. Os candidatos que desejam concorrer às vagas para cotistas devem, no ato da solicitação de inscrição, declarar que cursaram todas as séries do ensino médio, ou curso equivalente, em escolas da rede pública.
O edital com todas as informações sobre o Processo Seletivo 2020 da Uepa está disponível no link: www.uepa.br/pt-br/editais/edital-67-2019.
Concurso docente
As inscrições para o concurso público destinado ao cargo de docente efetivo da Uepa também estarão abertas até 17 de outubro. Para se inscrever, o candidato deve acessar o seguinte endereço eletrônico: www2.uepa.br/concursodocente2019. A taxa de inscrição é de R$ 350,00, a ser recolhida por meio de boleto bancário emitido no sistema de inscrições. O prazo para pagamento é até 18 de outubro.
O concurso destina-se ao preenchimento de 17 vagas para carreira de docente do magistério superior na classe auxiliar. Os aprovados serão lotados nos campi acadêmicos do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) e Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT) da instituição.
As provas serão realizadas em três etapas: prova escrita, que consistirá na dissertação sobre um dos temas contidos no edital, a ser sorteado no ato do exame; prova didática, que avaliará a capacidade de planejamento, organização, apresentação e defesa do conteúdo, e avaliação de títulos, que será na análise dos títulos adquiridos nos últimos quatro anos, apresentados no currículo da plataforma Lattes.