A inscrição pode ser feita durante todo o ano, porém a 6ª chamada será válida apenas para inscritos até o dia 27 de novembro.
Se você tem entre 15 e 29 anos, está desempregado e tem renda de até dois salários mínimos, o Governo do Estado do Amapá tem uma oportunidade para você. O Amapá Jovem vai realizar a 6ª chamada do programa, válida somente para inscritos até o dia 27 de novembro. Nesta etapa, 8.320 mil jovens serão habilitados pela Secretaria extraordinária de Políticas para a Juventude (Sejuv) para a entrega de documentos para análise social.
A entrega dos documentos ocorrerá de 30 de novembro a 18 de dezembro para 15 municípios, com exceção da capital Macapá que iniciará no dia 4 de janeiro de 2021, por conta do período eleitoral.
As inscrições para o Amapá Jovem são permanentes, ou seja, durante todo o ano, o jovem pode se inscrever. Porém, para participar da 6ª chamada é preciso fazer a inscrição pelo site http://inscricao.amapajovem.ap.gov.br./ até sexta-feira (27).
Para saber se está habilitado para esta etapa, os candidatos devem consultar o site que será atualizado com o novo status. Os habilitados deverão entregar as documentações nos pontos indicados pela Sejuv. Nos municípios que possuem Superfácil, a entrega ocorrerá nas unidades, os demais ocorrerão em escolas definidas pela Sejuv, no horário de 9 às 14h.
A secretaria também limitou a quantidade de 30 atendimentos por dia para evitar aglomerações e o risco de infecção pelo novo coronavírus.
“Estamos adotando todas as medidas de segurança para dar continuidade a este processo, que precisou ser interrompido por conta da pandemia. Como é uma etapa que precisa de mais tempo para ser concluída, precisamos iniciar o quanto antes, para que em 2021 os novos bolsistas ingressem no programa”, explicou o secretário de Juventude, Pedro Filé.
O programa
O Amapá Jovem é um programa transversal de políticas públicas para a juventude amapaense, que possibilita o desenvolvimento e a emancipação dos jovens, sendo instrumento de redução de vulnerabilidades, riscos sociais e pessoais.
Para as ações, os bolsistas receberão uma bolsa no valor de R$ 120,00 de auxílio financeiro. Desde que foi retomado em 2017, o programa já atendeu mais de 10 mil jovens com cursos profissionalizantes, atividades de cultura, esporte, lazer, ações sociais. Ao todas cinco chamadas de convocação aconteceram até agora.
Critérios para participar do Programa Amapá Jovem
- Ter entre 15 (quinze) e 29 (vinte e nove) anos de idade
- Não possuir vínculo empregatício
- Ter renda familiar de até dois salários mínimos
- Possuir cadastro ativo no CadÚnico.
Veja a documentação que deverá ser apresentada (original e cópia)
- Documento de identificação (RG/CTPS/CNH ou outro documento oficial com foto)
- CPF
- NIS (Número de identificação social)
- Certidão de nascimento (para menores de 18 anos)
- Comprovante de escolaridade
- Comprovante de inscrição e atualização do Cad. Único
- Comprovante de endereço
- Declaração de não vínculo empregatício
- Declaração de disponibilidade de tempo
- Termo de compromisso
- Comprovante de renda do candidato e núcleo familiar
- Para egressos ou pertencentes a famílias que recebem benefícios de programas sociais de transferência de renda (Bolsa família, Renda pra viver melhor ou benefício de prestação continuada): comprovante bancário e cópia do cartão.