Estudantes do Amazonas são premiados na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia

A feira é a principal mostra nacional de projetos de Ciências e Engenharia do ensino fundamental, médio e técnico do País.

O Amazonas foi destaque na premiação da 19ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), cuja cerimônia foi transmitida ao vivo pelo Youtube no último sábado (27). A FEBRACE é a principal mostra nacional de projetos de Ciências e Engenharia do ensino fundamental, médio e técnico do País. O estado do Amazonas teve cinco projetos finalistas na mostra. Desses, dois se destacaram e receberam quatro prêmios. Veja abaixo a descrição deles.

Esta edição da FEBRACE contou com a participação de 345 projetos finalistas, desenvolvidos por 716 estudantes, sob a orientação de 482 professores, de 295 escolas de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Os projetos foram apresentados ao público por meio da Plataforma Virtual FEBRACE. Cada um deles foi avaliado pelo rigor científico e pela criatividade.

Foto: Divulgação / FEBRACE

A avaliação dos finalistas foi feita por meio da plataforma Zoom. Dividida em dois turnos, com até dez salas simultâneas. Cada avaliação envolveu um mediador, pesquisadores, especialistas e os estudantes finalistas, cada um em sua localidade, mantendo o isolamento físico necessário. Os estudantes sem acesso à internet tiveram seus trabalhos avaliados pelo material encaminhado à FEBRACE: vídeo, pôster e relatório. No total, foram realizadas 4.170 avaliações.

Reveja a cerimônia de premiação pelo Youtube

Os destaques do Amazonas na FEBRACE 2021

– 3º Lugar em Engenharia
– Destaque Unidades da Federação

– Prêmio Associação dos Engenheiros Politécnicos

Projeto: Near Bionics – Prótese transradial de baixo custo com sensoriamento miométrico por infravermelho
Manaus – AM
Fundação Matias Machline
José Ricardo Barros da Silva [Estudante]
Caio Cesar Guimas Peres [Estudante]
Fernanda Ferreira da Silva [Estudante]
Sandiego de Moraes Pereira [Orientador(a)]

Prêmio de Excelência FeNaDante

Projeto: Tupã – tráfego urbano com piezoeletricidade aplicada
Manaus – AM
Colégio Militar de Manaus
Ana Flavia Martins Figueiredo [Estudante]
Yasmim Fujimoto Gordiano [Estudante]
Ale de Souza Cruz [Orientador(a)]

Sobre a FEBRACE:

Promovida anualmente pela Escola Politécnica da USP e realizada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico- LSI-TEC, a FEBRACE é a maior feira brasileira pré-universitária de Ciências e Engenharia em abrangência e visibilidade. Seu objetivo é estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica e técnica, despertando novas vocações nessas áreas e induzindo práticas pedagógicas inovadoras nas escolas. Esta edição contou com 345 projetos, desenvolvidos por 716 estudantes, sob a orientação de 482 professores, de 295 escolas de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Projeto leva ópera a estudantes de escola pública da zona sul de Manaus

Alunos do Centro de Educação de Tempo Integral (CETI) Cinthia Régia Gomes do Livramento, localizado na zona sul de...

Leia também

Publicidade