Estudantes do Amapá recebem premiação nacional de conservação da natureza

Alunos de engenharia florestal da Ueap e do Ifap participaram de simpósio nacional em Lages (SC). Trabalhos científicos foram sobre as árvores gigantes da Amazônia e o mapeamento de açaizais.

Estudantes de engenharia florestal do Amapá em Lages (SC). Foto: Divulgação/Ifap

Estudantes de engenharia florestal da Universidade do Estado do Amapá (Ueap) e do Instituto Federal do Amapá (Ifap) receberam na cidade catarinense de Lages a premiação de melhor apresentação na categoria conservação da natureza, meio ambiente e manejo florestal. Os alunos produziram trabalhos científicos sobre as árvores gigantes da Amazônia e o mapeamento de açaizais com ferramentas de sensoriamento remoto.

O 12° Simpósio Brasileiro de Pós-Graduação em Ciências Florestais ocorreu entre os dias 20 e 24 de agosto. O evento contou com mais de 300 inscritos e reuniu representantes de mais de 50 instituições de pesquisa e educação de 21 estados brasileiros, evidenciando a relevância e o impacto da ciência florestal no país.

“Receber este prêmio é uma grande honra e um reconhecimento pelo trabalho árduo e dedicação da nossa equipe. Apresentamos vários trabalhos, dentre eles um sobre as expedições científicas às árvores gigantes na Amazônia, no qual destacamos o panorama e suas perspectivas. Trabalho no qual foi reconhecido como o melhor no eixo temático mais concorrido do evento”, disse a estudante Manuelle Pereira, do Ifap.

Já o acadêmico Josué Henrique Ramos, da Ueap, apresentou um trabalho sobre a detecção de áreas manejadas em açaizais na Amazônia com ferramentas de sensoriamento remoto.

Os estudantes foram acompanhados pelos professores Robson Borges de Lima (Ueap) e Diego Armando Silva da Silva (Ifap), que destacaram a importância de eventos nacionais para o intercâmbio de conhecimentos e o networking entre profissionais e futuros pós-graduandos.

“Estar entre os trabalhos premiados em evento nacional demonstra a qualidade e importância dos trabalhos científico desenvolvidos no Amapá para ciência florestal”, descreveu o professor Diego Armando.

O congresso nacional foi organizado pela Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc), Campus Lages e pelo programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais PPCF-Lages.

*Por Rafael Aleixo, do g1 Amapá

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Primeira borracha feita com látex 100% da Amazônia é lançada no Brasil

De acordo com a Mercur, a iniciativa busca valorizar o trabalho de comunidades extrativistas e ampliar o portfólio de produtos com matérias-primas renováveis no setor educacional.

Leia também

Publicidade