Estudante indígena recebe menção honrosa na Olimpíada Brasileira de Matemática

A menção honrosa conquistada pelo indígena representa o reconhecimento do esforço e da habilidade dos alunos em resolver desafios matemáticos complexos.

Foto: Divulgação

O estudante indígena Thalles Kaua Tembé foi destaque na 18° Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Além de receber a menção honrosa pela competição, a unidade escolar – a Escola Estadual Indígena Felix Tembé, da Terra Indígena Alto do Rio Guamá (PA), em Capitão Poço, na região de integração Rio Capim – também ganhou notoriedade, após a divulgação do resultado no dia 20 de dezembro.

Pelo nível 3, destinada à categoria ao ensino médio na Olimpíada, Thalles foi contemplado pelo seu desempenho na prova nacional, que contou com duas fases, entre questões objetivas e discursivas. 

A menção honrosa conquistada pelo indígena representa o reconhecimento do esforço e da habilidade dos alunos em resolver desafios matemáticos complexos.

“É muito gratificante essa premiação da prova OBMEP, pois é muito importante para mim, para meus professores e para a minha escola Felix Tembé, que está recebendo destaque, já que se trata de uma escola indígena, na qual eu estudo. Isso é de suma importância para mim, que sou indígena e para o meu povo Tembé, que está ganhando mais espaço e notoriedade na educação, e é uma honra contribuir para isso”,

disse Thalles.

A unidade indígena também foi premiada pelo desempenho do aluno, e vai receber um kit com materiais didáticos. “Para nós é um orgulho muito grande ver nosso aluno Thalles se destacando na prova da OBMEP, onde a escola já tem alunos terminando Medicina, Odontologia, Enfermagem, Fisioterapeuta e agora o Thalles dando um passo longo na educação. Tanto nos orgulha, liderança, diretores, professores, nosso apoio e os pais da comunidade indígena Aldeia Sede”, disse o diretor unidade Kate Moura. 

Competição  

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é uma realização da Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), promovida majoritariamente com recursos oriundos do contrato de gestão firmado pelo Impa com os ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e da Educação (MEC). 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade