Biblioteca Braille do Amazonas possui mais de 50 mil obras entre livros e filmes com audiodescrição

Além da disponibilização do material, a Biblioteca Braille também promove cursos para deficientes visuais abordando diversos temas.

Foto: Divulgação

Instalado no Bloco C do Sambódromo, em Manaus, está a Biblioteca Braille do Amazonas, um espaço que tem o objetivo de integrar, promover e incluir pessoas com deficiência visual ao meio social, cultural, educacional e profissional, melhorando condições de vida, estudo e convivência para contribuir na elaboração de trabalhos e pesquisas.

O acervo da Biblioteca Braille do Amazonas possui mais de 50 mil obras, entre livros digitalizados, livros falados, obras em Braille e filmes com audiodescrição.

Além disso, é responsável pela audiodescrição de espetáculos no Teatro Amazonas desde o ano de 2009. O espaço também disponibiliza estúdios de gravação, máquinas de escrever em Braille, computadores especiais, impressoras em Braille, scanners de voz e lupas eletrônicas.

Além da disponibilização do material, a Biblioteca Braille também promove cursos para deficientes visuais abordando diversos temas. Devido aos serviços oferecidos no espaço, dezenas de pessoas com deficiência conseguiram aprovação em concursos e centenas delas foram aprovadas em vestibulares.

Leia também: Conheça 3 livros em braille de autores amazônidas que promovem leitura inclusiva

Foto: Divulgação

A Biblioteca Braille do Amazonas foi implantada em 1999, funcionando dentro da Biblioteca Pública do Amazonas, rua Barroso, 57, Centro até 2008, quando ganhou uma sede própria no Centro de Convenções de Manaus, o Sambódromo, avenida Pedro Teixeira, 2565, Flores, onde funciona até hoje.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Nem todo fungo é vilão: a importância de sua preservação ao longo da BR-319 

A Funga, termo utilizado para definir a comunidade de fungos que existem na natureza, produz uma infinidade de interações que favorecem o bem-estar de todos os seres vivos, especialmente os humanos.

Leia também

Publicidade