Primeiro Atlas Geográfico Escolar sobre o Amapá é lançado

Trabalho desenvolvido por pesquisadores do Amapá vai ser nova ferramenta pedagógica. Serão distribuídos 33 mil exemplares para escolas públicas e universidades do estado.

Foto: Jorge Júnior/Rede Amazônica AP

Lançado oficialmente nesta segunda-feira (23), primeiro atlas geográfico escolar conta com detalhes sobre o estado do Amapá. Foram impressos 33 mil exemplares que serão distribuídos em escolas públicas e em universidades. A versão digital do atlas está disponível para a consulta por meio do site da Unifap. Confira AQUI.

O trabalho foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Amapá (Unifap), da Universidade do Estado do Amapá (Ueap) e do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa).

“Nós fomos em cada um dos 16 municípios e fizemos uma fotografia de drone. Tentamos contar a história daquele município em que baseia-se a sua economia, a questão das populações tradicionais e as unidades de conservação desses municípios”, disse Orleno Marques, autor do atlas.

Leia também: Amapá lança Atlas que orienta novos investimentos em usinas eólicas e solares

O livro conta com 40 mapas que mostram detalhadamente os aspectos das florestas, rios solos, além de outros aspectos como o econômico e o populacional, bacias hidrográficas e muitos outros.

Foto: Jorge Júnior/Rede Amazônica AP

A publicação é dividida por sessões, incluindo:

  • Cartografia e ensino de geografia: com recursos didáticos, escalas e metodologia de elaboração do atlas;
  • Mapas políticos e divisões regionais: que explica sobra a evolução dos municípios dando um contexto histórico e político;
  • Mapas de regiões naturais: que aborda a geomorfologia, geologia, redes hidrográficas, bacias hidrográficas, zona costeira e outros;
  • Mapas Socioeconômicos: que indicam a população, densidade demográfica, Produto Interno Bruto (PIB), ocorrências minerais, atrações turísticas, faixa de fronteira e outros;
  • Mapas de unidades de conservação e áreas especiais: que mostra regiões protegidas ambientalmente, além de terras indígenas e quilombolas.

“Nós reunimos vários trabalhos de alguns estudantes do programa, fizemos outras pesquisas e construímos esse material que tem informações sobre vários aspectos do estado do Amapá. Para o professor de geografia, de história, ou de outros componentes que tá lá em sala de aula, para que ele tenha o material organizado e atualizado”, disse Tayane Ferreira Melém, autora do atlas.

O atlas traz ilustrações, dados atualizados e uma parte para exercícios. Incluindo um anexo que pode ser trabalhado por professores em sala de aula.

Tayane explicou ainda, que o livro deve funcionar uma uma ferramenta que vai contribuir para agregar conhecimentos aos estudantes.

Foto: Jorge Júnior/Rede Amazônica AP

“Na minha visão ele traz uma luz para o professor que tá lá em sala de aula, porque ele vai ter um material que os alunos vão ter acesso […] Pra ele chegar em sala de aula, pras bibliotecas da rede pública de ensino e esse aluno conseguir manusear esse material, tá ali perto, olhando essas informações sobre o estado do Amapá”, disse.

Segundo a pesquisadora, o livro possui quatro mapas impressos que podem ser utilizados em sala de aula, um QR code para baixar materiais adicionais e um encarte reproduzível.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

O programa de pós-graduação que desenvolve o projeto, conta também com a participação de pesquisadores da Secretaria de Estado da Educação (Seed). Além disso, foi obtida uma emenda junto à professora Marcivânia para realizar a tiragem do material em grande volume.

*Por Isadora Pereira, da Rede Amazônica AP

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Comissão de Direitos Humanos aprova criação da Política Nacional de Segurança dos Povos Indígenas

A proposta reafirma competências de vários órgãos de Estado relacionadas ao combate à violência contra os povos indígenas.

Leia também

Publicidade