Artigo científico sobre luta de mulheres artesãs no Amapá é selecionado por revista nacional

O artigo científico é fruto da pesquisa da estudante Cecília Maíra Lima, de 23 anos, que cursa História na Universidade Federal do Amapá (Unifap).

Mulheres que produzem artesanato foram foco da pesquisa registrada no artigo científico. Foto: Reprodução/Governo do Amapá

Com o título ‘Memórias das lutas de mulheres do campo no Amapá’, o artigo científico da estudante do curso de História da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Cecília Maíra Lima, de 23 anos, foi selecionado para publicação na revista da Associação Nacional dos Pós-graduandos (ANPG).

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

A ANPG é a entidade máxima de representação dos pós-graduandos no Brasil. A associação atua na defesa dos direitos dos estudantes de mestrado e doutorado.

O trabalho é fruto da iniciação científica da jovem do 8º período de graduação com orientação da professora Ana Cristina Maues. A ideia do tema surgiu a partir de um projeto da Unifap que uniu geografia, sociologia e história, intitulado de ‘Mapeamento da Violência de Gênero’.

A pesquisa detalha sobre a prática ancestral da produção de artesanato como forma de resistência e empoderamento de mulheres, reforçando que essa prática ajuda a sustentar famílias tradicionais de regiões mais afastadas da capital amapaense.

Leia também: Em ritual de povo indígena, mulheres só se tornam artesãs após primeiro ciclo menstrual

Cecília Maíra Lima teve o artigo científico selecionado para publicação nacional. Foto: Cecília Maíra Lima/Acervo pessoal

A estudante explica que, por meio da obra, buscou retratar a Amazônia amapaense pelo olhar das mulheres.

“Na construção da Universidade Popular é indispensável olhar para as populações historicamente subalternizadas, e são essas que justamente eu coloco no centro das minhas pesquisas. E como mulher amazônica que sou, eu carrego orgulho e a responsabilidade de levar a voz do meu povo, das nossas vivências e saberes para os espaços de decisão e construção coletiva, para disputar assim o presente e construir o futuro”, afirmou Cecília.

A conquista para a seleção da publicação veio por etapas: a primeira fase foi o envio do trabalho para o evento; após isso, a segunda etapa foi a apresentação para a banca avaliadora da ANPG, na Universidade Federal de Goiás (UFG). O trabalho foi premiado entre os três apresentados.

Ao falar da conquista, Cecília destaca a importância da revista no meio acadêmico. Segundo ela, a publicação do trabalho reforça a importância da universidade pública: “Eu me sinto profundamente honrada em representar o extremo Norte do Brasil em um espaço tão significativo”.

*Por Mariana Ferreira, da Rede Amazônica AP

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Comissão de Direitos Humanos aprova criação da Política Nacional de Segurança dos Povos Indígenas

A proposta reafirma competências de vários órgãos de Estado relacionadas ao combate à violência contra os povos indígenas.

Leia também

Publicidade