Unifap debate com moradores a preservação da memória do Museu da Base Aeronaval no Amapá

A Base Aeronaval de Amapá foi construída em 1941, um ano antes da entrada do Brasil no conflito, que ocorreu em 22 de agosto de 1942.

Base Aeronaval do Amapá, construída pelos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial — Foto: Rafael Aleixo/g1

A Universidade Federal do Amapá (Unifap) realizou, no município de Amapá, uma audiência pública para apresentar à comunidade o projeto da preservação da memória do Museu a Céu Aberto da Base Aeronaval e transformação em parque histórico.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

O encontro aconteceu no final de novembro, no auditório da Escola Estadual Vidal de Negreiros. Segundo os organizadores, a participação dos moradores foi essencial para garantir apoio social ao projeto e fortalecer a construção coletiva dos arquivos.

Unifap debate com moradores a preservação da memória do Museu da Base Aeronaval — Foto: Unifap/Divulgação

O projeto é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá (Fapeap) e conduzido pela equipe do Laboratório de História Militar (Lahim) da Unifap.

A coordenação é do professor Edinaldo Pinheiro Nunes Filho, com participação do pesquisador João Batista Gomes de Oliveira e bolsistas de História.

Expansão para parque histórico

A Unifap pretende transformar o espaço em um parque histórico da Segunda Guerra Mundial, abrangendo locais que ficaram fora da área atual.

Base Aeronaval durante a Segunda Guerra Mundial — Foto: Reprodução

A proposta inclui pontos importantes como o antigo local de atracação dos dirigíveis e o porto por onde chegavam equipamentos e veículos militares.

O coordenador do Lahim, Edinaldo Pinheiro, explicou que a ideia é preservar toda a infraestrutura deixada pelos norte-americanos durante o conflito.

“Nós fizemos parte do contexto da 2ª Guerra. Hoje a base é considerada um museu, mas o projeto busca abranger toda a estrutura construída e deixada lá, que é muito maior do que apenas o espaço atual”, afirmou.

Museu à Céu Aberto da Segunda Guerra Mundial

A Base Aeronaval de Amapá foi construída em 1941, um ano antes da entrada do Brasil no conflito, que ocorreu em 22 de agosto de 1942. A área da base mede 623,34 hectares, e abrigou militares da marinha e do exército estadunidense e servia como ponto para reabastecimentos de aeronaves que seguiam para os EUA ou para a África.

Museu da Base Aeronaval no Amapá
Torre de atração de dirigíveis na Base Aeronaval — Foto: Rafael Aleixo/Arquivo Pessoal

A Base Aérea do Amapá fica a 15 km do centro de Município do Amapá, a 302km de Macapá, a capital e principal porta de entrada do estado do Amapá. Quando a guerra acabou, a base foi devolvida ao governo brasileiro. Por algum tempo ainda passou a ser usada como pista de pouso, mas infelizmente caiu em desuso e foi esquecida.

No município de Amapá, a antiga Base Aeronaval virou o Museu a Céu Aberto da Segunda Guerra Mundial.

*Por Isadora Pereira, g1 AP — Macapá

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Chegada do verão amazônico marca temporada do caju e fruta toma ruas e lavrado de Roraima

Segundo a pesquisadora da Embrapa Roraima, Cássia Pedrozo, o que garante a boa safra não é a chuva em si, mas o fim dela.

Leia também

Publicidade