Produção de grãos deve crescer em 2017 no Tocantins

Foto: Divulgação/Governo do Tocantins
Após o último ano, com escassez devido à influência do El Niño, gerando prejuízo, em média de 30% na produção, da Safra 2015/2016, o otimismo do setor é grande para a safra que se inicia, e um dos motivos é a previsão climatológica que favorece o cultivo de grãos. Nesta semana a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou o primeiro levantamento de estimativa de produção de grãos para a safra 2016/2017, no Tocantins.

Segundo a estimativa o Tocantins terá uma área plantada entre 1,21 a 1,24 milhão hectares, variando entre a redução de 0,9% a um aumento de 1,9%. Ressaltando que neste levantamento ainda não há definição do plantio, a Conab destaca de forma positiva as culturas do feijão 1ª safra e da soja, com crescimento estimado respectivamente de 4,0% a 7,1% e de 1,0% a 4,0% se comparada à safra 2015/2016.

Os números apresentados pela entidade apontam que a produção no Estado nesta safra deverá ficar entre 3,96 milhões e 4 milhões de toneladas, índices positivos de 35,2% e 39,0%, em relação à safra 2015/2016.

Segundo o diretor de Políticas para Agricultura e Agronegócio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), José Américo Vasconcelos, em contato com produtores de várias regiões do Estado, a expectativa é que não haja decréscimo nas áreas plantadas nas culturas de verão. “A previsão é de aumento de área para este ano, principalmente se confirmar as previsões meteorológicas”, argumenta José Américo.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Você conhece as mascotes dos times de futebol da Região Norte?

As mascotes de time são uma tradição no mundo, não só no futebol, mas em todo ambiente esportivo, pois elas são fundamentais para a representação do processo cultural de uma agremiação.

Leia também

Publicidade