Pará pretende implantar Distrito Industrial em Abaetetuba

A cidade de Abaetetuba, no nordeste Pará, poderá ser um novo Polo Industrial na região Amazônica. Um Protocolo de Intenções foi assinado na tarde desta terça-feira (13) pela prefeitura, juntamente com a secretaria do Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) do Pará e pela Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) para a implantação de um Distrito Industrial na cidade. As informações são da Agência Pará.

Foto:Divulgação/Sedeme

Em palestra que antecedeu a assinatura, o titular da Sedeme, Adnan Demachki, fez um apanhado geral sobre aspectos geográficos, econômicos, industriais e sociais do Estado e do município para lideranças políticas, representantes do setor produtivo e acadêmicos.Além da assinatura do protocolo para estudos para viabilização do distrito industrial, Demachki citou que Abaetetuba se tornará inevitavelmente uma cidade portuária e a própria sociedade civil tem que estudar e estar preparada para potencializar os efeitos positivos dessa vocação e minimizar os impactos negativos.“Quanta riqueza saiu sem ser beneficiada, industrializada aqui no nosso Estado. O quanto gerou ou deixou de gerar riquezas para a nossa população? O Pará tem que crescer os níveis de produção de forma verticalizada, ancorado na sustentabilidade e na qualificação da população”.Prefeito de Abaetetuba, Alcides Negrão, salientou o momento do Estado, que mesmo diante da crise nacional vem se esforçando para atrair investidores e incentivar o empreendedor local a investir dentro do Pará. “Alguns projetos são sonhados há tempos pelos abaetetubenses e a oportunidade está aí, independente de escolhas partidárias. O futuro começa aqui e temos que ser, também, empreendedores”.ProgramaO Pará 2030 apresenta as iniciativas tomadas pelo Governo do Estado para, em 15 anos, promover o desenvolvimento da economia e, com isso, melhorar a condição de vida dos paraenses. “Hoje, o PIB per capita do paraense é pouco mais da metade da média nacional. O esforço tem que ser coletivo, dos órgãos oficiais aos empresários e à sociedade, para igualar à média nacional”, afirmou o secretário. Hoje, o PIB per capita do Pará é de R$ 15,2 mil, ao passo que a média nacional é de R$ 26,5 mil.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade