De acordo com o gerente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) em Rio Predo da Eva, Frade Júnior, com a implantação do sistema, os agricultores não terão prejuízos em épocas de verão, a exemplo, do ano passado que foram 67 dias sem chuvas, e os bananais da ZF9 foram dizimados. “Agora com o sistema de irrigação eles passam a não depender mais das chuvas e terão água em quantidade suficiente para utilizar nos cultivos. Isso reflete na qualidade das plantas e cachos produzidos”, explicou Frade.
O agricultor Francenildo da Silva Santos, de 32 anos, da vicinal ZF9, km 9, foi o primeiro a ser beneficiado com o sistema de irrigação na localidade. Segundo ele, a expectativa é aumentar a produção de banana para 3 mil quilos mensais. Hoje, com uma produção mensal de mil quilos, o agricultor comercializa o produto para o Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme) e para programas gerenciados pela Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS).
Na propriedade do agricultor, o sistema de irrigação foi instalado no início de outubro, em uma área de 1 hectare, onde será possível observar os primeiros resultados após 30 dias. No local, Francenildo também trabalha com as culturas do limão, coco e laranja, além da criação de pequenos animais.
Para o agricultor Matusalém Ramos Ijuma, de 34 anos, da ZF9, km 4, que aguarda a implantação do sistema de irrigação até novembro deste ano, a tecnologia vai proporcionar o aumento na produção e melhorar a qualidade do produto.
“Minha expectativa é melhorar cada vez mais o plantio agrícola. Hoje, com a falta de chuvas, produzo 30 quilos por cacho de banana, e com a implantação do sistema de irrigação tenho certeza que irei produzir cerca de 50 quilos por cacho”, destacou o agricultor, ao ressaltar que o projeto já foi concluído e aguarda apenas a implantação do sistema na propriedade.
Matusalém enfatizou a importância da tecnologia e da assistência técnica para quem trabalha com atividades agropecuárias. “Mesmo sendo filho de agricultor não tinha conhecimento sobre técnicas de plantio, tratos culturais, adubação e outras informações sobre a agricultura. Hoje, posso dizer que sei como conduzir o cultivo da bananeira. Temos que acreditar na tecnologia para melhorar cada vez mais o cultivo, seja ele de qualquer cultura”, disse.
Para viabilizar recursos necessários para implantação do sistema de irrigação nas propriedades rurais, os agricultores contam com o crédito rural disponibilizado pela Afeam.
*Com informações do Jornal do Commercio