Com mais de 200 lojas participantes e 5 mil produtos em exposição, acontecerá nesta quinta-feira (24), em Manaus, o Dia da Liberdade de Impostos 2018.
Este ano, dois shoppings tradicionais da cidade aderiram ao evento. Quem for realizar compras no Amazonas e Manauara Shopping, no dia 24, encontrará produtos sem o alto valor da carga tributária paga pelos comerciantes ao governo. Em Manaus, os shoppings vão oferecer produtos sem o valor proporcional ao imposto que podem chegar até 80% inferior ao valor ofertado.
O principal objetivo da ação é informa aos consumidores sobre a quantidade de carga tributária cobrada pelo governo que a cada ano só aumenta. “Nós queremos mostrar para a população o tamanho da carga tributária através do desconto proporcional ao imposto”, declarou Luiz Eduardo, Coordenador da campanha.
“Com os altos valores cobrados, o cliente pensa que são os lojistas que aumentam o preço, quando na verdade, são os impostos que elevam o preço da mercadoria”, afirmou o presidente da CDL Manaus, Ralph Assayag.
Para ter acesso as lojas participantes, o consumidor poderá baixar o aplicativo Teewa, que irá disponibilizar, através dele, além dos estabelecimentos disponíveis, os produtos, preços, e o valor abatido dos tributos cobrados nos itens.
Além do aplicativo, todas as lojas participantes da campanha estarão identificadas através de adesivos e informativos contendo os produtos sem a cobrança dos impostos.
Para este ano são esperadas mais 100 mil pessoas durante o dia ação nos malls.
Em 2018, o manauense trabalhará 161 dias somente para pagar impostos, enquanto que em 2017 esse número foi de 153 dias, pouco mais de 5 meses, de acordo com Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT).
Semana sem imposto
Desde a quinta-feira, 17, a CDL Jovem Manaus em parceria com Clube Isaac Sabbá, Movimento Desperta já, Instituto Ajuricaba, Grupo de Estudos José Bonifácio e Movimento Livres, está realizando eventos isolados em alguns estabelecimentos da cidade.
Na sexta-feira, 18, a cafeteria, One Coffee, ofereceu a seus clientes cafés especiais a preços reduzidos, ou seja, sem o valor da carga tributária.
No sábado, 19, foi a vez da casa de show, Porão do Alemão, participar da ação, na oportunidade a casa vendeu mais de mil litros de chopp sem impostos.