Com investimento de R$ 5,8 bilhões, Complexo Azulão 950 deve gerar cerca de 5 mil empregos no Amazonas

O plano inicial é que o Complexo Azulão 950 comece a operar em meados de 2025 e tenha o potencial para gerar 950 megawatts (MW).

Com um investimento previsto de R$ 5,8 bilhões, a concessionária de gás natural Eneva anunciou nesta segunda-feira (25) o início das obras do novo Complexo Azulão 950, no município de Silves (distante a 240 quilômetros de Manaus), no Amazonas. O empreendimento prevê a construção de usinas termelétricas e vai gerar um total de cinco mil empregos.

O plano inicial é que o Complexo Azulão 950 comece a operar em meados de 2025 e tenha o potencial para gerar 950 megawatts (MW). Ao Portal Amazônia, o diretor-presidente da Eneva, Lino Cançado, afirmou que os benefícios para Silves já começaram a aparecer.

“Nós trazemos o desenvolvimento para a região. Já geramos diversos empregos na planta de Azulão e durante a construção deste novo projeto, vamos gerar algo próximo a quatro mil empregos”, 

contou. Ele salientou ainda que o Azulão vai passar mais de 15 anos gerando emprego para o município.

Em Silves, funcionarão as usinas termelétricas Azulão I e II, utilizando combustível da Bacia do Amazonas, que em conjunto terão 950 MW de capacidade instalada, conectadas ao Subsistema Norte do Sistema Interligado Nacional (SIN).

A previsão é atender 3,7 milhões de residências em todo o país com o fornecimento de energia elétrica a partir do gás natural entre o fim de 2026 e o início de 2027.

Segundo o governador do Amazonas, Wilson Lima, a atração de novos investimentos comprova o acerto na definição, pelo Governo do Amazonas, em 2021, do novo marco legal para o serviço de distribuição e comercialização do gás natural no Estado.

“A quebra do monopólio de gás, com a ajuda da Assembleia Legislativa, foi decisiva para que esse empreendimento da Eneva, a exploração do gás natural, pudesse ser viabilizado, assim como para atração de outros empreendimentos para o Amazonas. A operação da Eneva é fundamental porque passa um recado importante para o mercado sobre a segurança jurídica e a confiabilidade que se pode ter no governo de que as regras não serão mudadas”, disse o governador.

Oportunidade

Além do início do Complexo Azulão 950, outro destaque da cerimônia foi o anúncio do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), que está em construção em Silves. Um termo de cooperação técnica foi feito entre o Governo do Amazonas e Eneva para que a população consiga se capacitar para as futuras vagas de emprego.

As vagas são para três cursos técnicos de nível médio: Técnico em Gás e Energia; Técnico em Eletromecânica; e Técnico em Agropecuária. O Cetam de Silves contará com 12 salas, laboratórios e bibliotecas. Segundo o governo, a previsão é que as aulas comecem no mês de junho.

De acordo com o prefeito de Silves, Paulino Grana, a ideia do Cetam é aproveitar a mão de obra que a cidade pode oferecer. “A população de Silves vai ter a oportunidade de conseguir se especializar nas áreas certas. Eles vão sair das salas de aula com o emprego garantido”, contou. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Selo reconhece qualidade de panelas de barro produzidas por mulheres Macuxi em Roraima

Panelas de barro produzidas por mulheres indígenas da Comunidade Raposa I, no município de Normandia, receberam selo de Indicação Geográfica do Instituto Nacional da Propriedade Industrial, que reconhece a história e procedência dos produtos.

Leia também

Publicidade