Foto: Reprodução/Acervo Secom RR
A Colheita da Soja no Cerrado de Roraima é um dos grandes marcos econômicos do estado anualmente e, em 2025, deve movimentar mais de R$ 900 milhões segundo a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Roraima (Aprosoja-RR). Este ano a abertura acontece entre 8 e 9 de agosto.
O agronegócio de Roraima celebra o período com a expectativa de produção de 430 mil toneladas e conta com a presença de produtores, técnicos e lideranças, com o objetivo de fortalecer o setor agrícola da região.
📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp
Roraima tem plantações do grão em propriedade de oito municípios, que iniciaram a colheita da safra ainda em julho. A estimativa é baseada em uma média de 55 sacas por hectare, com uma área plantada de 132 mil hectares ao todo, um aumento de 16 mil hectares em relação ao ano passado.
O diretor-presidente da Aprosoja-RR, Murilo Ferrari, explica que, da produção de Roraima, cerca de 40% é processada no estado, em torno de 170 mil toneladas. O restante é levado para outras regiões do Brasil.
A produção no estado ocorre nos seguintes municípios:
- Boa Vista
- Alto Alegre
- Cantá
- Bonfim
- Mucajaí
- Caracaraí
- Rorainópolis
- e São João da Baliza.
“Enquanto o cenário nacional é de retração nos investimentos, Roraima segue em crescimento. O estado se firma como nova fronteira agrícola”, destacou Murilo Ferrari.
Produção da soja em Roraima
Dados do Governo de Roraima de 2024 fazem um comparativo desse crescimento desde 2018, quando o estado possuía uma área plantada de grãos de 56.887 hectares e produção de 223.092 toneladas de grãos, incluindo soja, arroz e milho; mas chegou ao fim de 2024 com área de cultivo de grãos de 152.533 hectares e 640.005,9 toneladas de produção de grãos.
“Isso representa respectivos aumentos de mais de 168% na área plantada e aproximadamente 187% na produção de grãos entre 2018 e 2024”, apontou o governo.
A soja segue como o grão com maior destaque: a área plantada em 2018 era de 37.670 hectares e produção de 105.780 toneladas de soja, saltando para o cultivo de 116.174 hectares e produção de 415.315,1 toneladas do grão até outubro de 2024.
Leia também: Conheça as vegetações não florestais do bioma Amazônia
Segundo informações levantadas pela Aprosoja Brasil, a soja é a principal cultura agrícola do país. Dados da Embrapa, por exemplo, apontam que o uso do solo no Brasil é de 8% para a agricultura (grãos – 60 milhões de hectares) e, destes, a soja ocupa 3,5% (33 milhões de hectares).
A soja se tornou a principal espécie cultivada em Roraima, entre outros fatores, por sua grande adaptação às condições edafoclimáticas. Mesmo em áreas de primeiro ano de plantio, apresenta alta produtividade, fato esse que não ocorre em outros locais de expansão agrícola, onde tradicionalmente cultiva-se o arroz em áreas de abertura.
Abertura Oficial da Colheita da Soja 2025
A Abertura Oficial da Colheita da Soja no Cerrado de Roraima – Safra 2025 acontece nos dias 8 e 9 de agosto, promovida pela Aprosoja-RR em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Roraima (FAERR) e o Governo de Roraima.
O governador do estado, Antonio Denarium, convidou os interessados a conhecer e participarem do evento.
A programação começou na noite do dia 8 com uma palestra do pesquisador Daniel Barcelos Vargas, da Universidade Federal de Roraima (UFRR), sobre produção tropical de alimentos e desenvolvimento nacional.

Neste sábado (9) o evento segue na Fazenda Ouro Verde, localizada na RR-206, zona Rural de Alto Alegre, com visitação aos estandes de patrocinadores e colheita simbólica da soja.
O evento conta ainda com a cobertura do Grupo Rede Amazônica em Roraima. O diretor executivo Joel Cristian Gomes destacou que o objetivo é “mostrar que Roraima produz com eficiência, profissionalismo, respeito ao meio ambiente e aos povos originários. É uma forma de atrair ainda mais investimentos e mostrar o potencial da agricultura no estado”.
