Reaberto em Manaus, após 11 anos desativado, o novo Parque de Exposições ‘Dr. Eurípedes Ferreira Lins’

De acordo com a Seinfra, os investimentos realizados somam R$25,13 milhões, encontrando-se a obra 95% concluída, impactando, até agora, o mercado de emprego com a geração de 626 postos de trabalho.

Foto: Divulgação

Por Osíris M. Araújo da Silva – osirisasilva@gmail.com

O governador do Amazonas, Wilson Lima, inaugurou no domingo, 29, o novo Parque Multiuso “Dr. Eurípedes Ferreira Lins”, localizada no KM 02, da rodovia BR-174, Manaus-Boa Vista e a 46ª edição da Expoagro. A cerimônia contou com a presença do presidente da FAEA, Muni Lourenço Jr., autoridades, associações de produtores rurais e empreendedores do setor. Fechado desde o ano de 2013, as obras estão sendo executadas pela Secretaria de Infraestrutura do Amazonas, Seinfra.

O complexo é dotado de amplas áreas destinadas a exposições de animais para comercialização (pecuária bovina e bubalina, ovinocultura (criação, manejo), piscicultura, avicultura, fruticultura, floricultura, horticultura, espaço para festas de peões boiadeiros, rodeios e doma de animais, praças de alimentação, refeitório, pavilhão de exposição, baias para uso de expositores, dois pavilhões para animais de grande porte, guarita principal, duas guaritas de serviços, além de aquário, museu de pesca, prédio da administração e serviço de defesa animal e sanitária.

De acordo com a Seinfra, os investimentos realizados somam R$25,13 milhões, encontrando-se a obra 95% concluída, impactando, até agora, o mercado de emprego com a geração de 626 postos de trabalho, diretos e indiretos. Previsto para conclusão em dezembro deste ano, o parque ocupa uma área de 16,07 hectares. Nesta etapa estão em execução os serviços de pavimentação com base, imprimação e capa asfáltica das ruas e acessos ao parque, drenagem com escavação mecanizada para implantação de tubulações, a construção de caixas de passagem e de escadas hidráulicas e implantação de meio-fio.

Foto: Divulgação/Seinfra

Também estão sendo realizados serviços de urbanização com instalação do revestimentos de grama em placas nos taludes, construção de calçadas, instalações elétricas e hidrossanitárias, perfuração de poço artesiano, dentre outros serviços. O novo Parque Multiuso contará ainda com rede de distribuição de água, rede coletora de esgoto, iluminação pública e sistema de proteção contra descargas atmosféricas, dentre outros recursos. Segundo o secretário da Seinfra, Carlos Henrique Lima, “os trabalhos estão a todo vapor para que o parque possa ser concluído e entregue ainda este ano com toda a infraestrutura concluída”.

A Expoagro, evento tradicional, tem contribuído de forma decisiva para o fortalecimento do setor primário estadual. De acordo com o governador Wilson Lima, objetiva, fundamentalmente, “promover e financiar negócios, além de divulgar novas tecnologias para o setor agropecuário do estado, oferecendo espaço para seu crescimento, promovendo a geração de novos empregos, renda e desenvolvimento econômico”. A Exposição, como da tradição das similares Brasil a fora, “também proporciona entretenimento e lazer aos frequentadores, com a oferta de rodeios, vaquejadas, shows musicais, espaço fazendinha, parques de diversão para a garotada, palestras, cursos e seminários sobre agronegócios”, afirmou o governador.

Durante a cerimônia de abertura do complexo, o presidente da FAEA, Muni Lourenço Jr., parabenizou o governador Wilson Lima pela relevância econômica do Parque representa, antiga reivindicação do produtor rural amazonense. Além do reconhecimento ao trabalho do governo estadual, em especial face ao processo que culminou com o status do Amazonas como livre de febre aftosa sem vacinação, repassou ao chefe do Executivo amazonense uma placa de homenagem conferida pela classe patronal rural do Estado em vista à inauguração do novo Parque Multiuso “Dr. Eurípedes Ferreira Lins”. Na oportunidade, Lourenço Jr. ainda anunciou o lançamento oficial do programa Rural +Forte, o 1° encontro de Mulheres do Agro, o workshop “mulheres visíveis”, além de espaço para saúde e bem estar disponibilizando “quick massagem”, aferição de pressão arterial e outros serviços disponibilizados aos visitantes.

Sobre o autor

Osíris M. Araújo da Silva é economista, escritor, membro do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas (IGHA) e da Associação Comercial do Amazonas (ACA).

*O conteúdo é de responsabilidade do colunista

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Espécies novas de sapos ajudam a entender origem e evolução da biodiversidade da Amazônia

Exames de DNA feitos nos sapos apontam para um ancestral comum, que viveu nas montanhas do norte do estado do Amazonas há 55 milhões de anos, revelando que a serra daquela região sofreu alterações significativas.

Leia também

Publicidade