Covid-19: Fiocruz e Butantan deverão entregar ao SUS cerca de 300 milhões de doses até o fim de 2021

No mundo, serão 10,6 bilhões de vacinas produzidas até o final do ano.

 A vacinação contra o novo coronavírus avança pelo mundo, Brasil inclusive. Segundo estudo publicado pelo Portal Opera Mundi, desta quarta-feira, 17, a primeira dose foi aplicada no Reino Unido ainda em 2020, e a tendência é que a imunização se espalhe pelo mundo, a depender da capacidade de produção das indústrias farmacêuticas e das ações de cada um dos governos.

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

A imunização das populações, contudo, ainda não vem se verificando no ritmo das expectativas da população mundial, da ordem de 7 bilhões de habitantes. O que não é difícil de entender, dado que o covid-19, detectado em fins de 2019 só foi considerado pandemia em março de 2020, isto é, há exato um ano atrás. Esta pode ser considerada a data referencial para as formulações científicas – um recorde na história da humanidade – e a posta em marcha das linhas de produção de imunizantes contra o novo coronavírus, concentradas basicamente na China, Reino Unido, Estados Unidos e Rússia. 

Outras nações vêm se mobilizando como podem para integrar-se ao esforço mundial de imunização contra o covid-19, todos dependentes em maior ou menor escala, como o Brasil, de importações do IFA – Ingrediente Farmacêutico Ativo. A produção do insumo ainda se restringe a um punhado de países, as economias líderes, por conseguinte, dos países sede das indústrias mais avançadas do Planeta, dentre cujas cadeias, a farmacêutica.

Não obstante as dificuldades naturais impostas pela pandemia, de acordo com levantamento do Google, a produção de 10,6 bilhões de doses de vacinas previstas para 2021 já é superior à quantidade de habitantes do mundo. Isso considerando os 10 produtores que já receberam aprovação oficial. Sendo que dois novos laboratórios encontram-se em vias de aprovação; mais de 70 estão concluindo os testes em humanos; e outros 100 estão em fase de laboratório.

 O quadro da produção atual, em doses, é o seguinte:

  • Pfizer ………… …………………. 2 bilhões
  • Moderna …….. …………………. 600 milhões
  • AstraZeneca ….. …………………. 1,8 bilhão
  • Jansen (J&J) …. …………………. 1,0 bilhão
  • Sputnik V ……………………….. 700 milhões
  • Sinopharm, Sinovac, e Cansino …. 2 bilhões
  • Bharat Biotech …………………… 500 milhões
  • Novavax …………………………. 2 bilhões
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade