Fotos: Reprodução
As décadas de 1980 e 1990 marcaram a ascensão de Xuxa Meneghel como um dos maiores fenômenos televisivos do Brasil e da América Latina. Com carisma inegável, roupas coloridas e um estilo único, ela conquistou o público infantil e se tornou uma referência para gerações.
O sucesso foi tão avassalador que logo inspirou versões locais em diversos países latino-americanos, resultando em apresentadoras que imitavam ou adaptavam o “estilo Xuxa”.
Diversas apresentadoras ganharam programas próprios, seguindo o mesmo perfil da rainha dos baixinhos brasileiros. Algumas dessas ‘cópias’ se destacaram em países amazônicos:
Yuly (Peru)
O “Xou da Xuxa” ganhou uma versão muito semelhante no Peru. O programa inspirado no da Rainha dos Baixinhos brasileira, apresentado por Yuly, chamava-se ‘El Show de Yuly’, que também era transmitido no Equador. O programa seguia os mesmos moldes do brasileiro, com versões em espanhol das canções da nossa Xuxa, como “Dulce Miel”, além das Paquitas, pompons de torcida e as famosas brincadeiras.
Reconhece essa canção?
Xiomy (Colômbia)
A Colômbia não ficou de fora e também teve a sua apresentadora infantil com ‘X’ no nome: Xiomy. O programa se chamava ‘Todo El Mundo Está Feliz’, trecho extraído da música ‘Tindolelê’, da Xuxa. Xiomy também gravou várias outras versões do repertório da Rainha, tinha assistentes fantasiados e descia da icônica nave “eXpacial”.