Você sabe por quê a sede de Porto Velho fica no interior apesar da capital fazer fronteira com a Bolívia?

Dados do Censo 2022 divulgados pelo IBGE mostram que somente duas capitais possuem sede dentro da faixa de fronteira com outros países do continente.

Porto Velho é a única capital do Brasil que faz fronteira com outro país: a Bolívia. No entanto, o distrito sede, onde fica localizada a administração do município, fica no interior do Brasil, a mais de 150 km da fronteira. Mas por que isso acontece?

Com uma área territorial de 34.090,952 km², Porto Velho é a maior capital em extensão territorial do país, sendo maior que os estados do Alagoas e Sergipe, e até maior que países inteiros, como a Bélgica.

Dados do Censo 2022 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no dia 21 de março mostram que somente duas capitais possuem sede dentro da faixa de fronteira com outros países do continente, sendo Rio Branco (AC) e Boa Vista (RR).

Isso porque a análise das populações em faixas de fronteira é feita considerando os setores censitários, que são as subdivisões do território usadas pelo instituto para fazer as entrevistas para o Censo.

Vista área da cidade de Porto Velho. Foto: Leandro Morais/Prefeitura de Porto Velho

Ou seja, com a longa extensão territorial, o distrito sede de Porto Velho fica a mais de 150 km da fronteira, mas parte de seus distritos, como Fortaleza do Abunã e Extrema, fazem parte da considerada “faixa de fronteira”.

Os dados por setor censitário permitem – além de saber quantas pessoas vivem em uma determinada área – analisar as cidades por dentro. É possível, por exemplo, saber quão distante as pessoas estão de hospitais ou escolas.

As subdivisões por distritos e subdistritos seguem as leis e lógicas municipais.

Setor censitário

É a principal unidade territorial usada pelo IBGE para coleta e divulgação de dados estatísticos. Ele representa uma fração do território nacional, levando em conta as estruturas territoriais, para facilitar a coleta de estatísticas.

Distrito

São unidades administrativas internas dos Municípios. Sua criação, organização ou supressão se faz por leis municipais, observada a legislação estadual.

Subdistrito

Os Subdistritos são unidades internas dos Municípios, que dividem integralmente o território do Distrito ou do Município. Constituem normalmente o segundo nível de divisão municipal, geralmente adotados em grandes cidades, para as quais apenas a divisão distrital não é suficiente, de acordo com as necessidades da administração.

*Por Thaís Nauara, Daniele Lira, do g1 Rondônia 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade