Pérola do Tapajós: cinco lugares para desfrutar do melhor de Santarém

O lugar é privilegiado pela rica diversidade da fauna, flora, belezas e tradições.

A cidade de Santarém, no Oeste do Pará, é conhecida como a ‘Pérola do Tapajós’. O lugar é privilegiado pela rica diversidade da fauna, flora, belezas e tradições. Os encantos naturais do município o fazem um dos pontos turísticos mais visitados da Região Norte. O Portal Amazônia te apresenta cinco atrativos turísticos que vão te fazer amar Santarém. Confira:

Praia de Ponta de Pedras 

Se tem um lugar que você precisa visitar é a praia de Ponta de Pedras, que está localizada a aproximadamente 35 quilômetros de Santarém, sendo 23 quilômetros de estrada (Rodovia Everaldo Martins) e 12 por estrada de terra. A praia é conhecida devido as formações rochosas que saem da areia e suas águas refrescantes.

Além de visitar a praia, o turista tem outras opções de lazer como o Lago Preto, Lago do Tapari, Lago do Jacaré, Canal do Jari e a Ilha do Meio. 

Praia de Ponta de Pedras – Foto: Site Melhores Destinos/reprodução internet

Catedral de Nossa Senhora da Conceição 

A Catedral de Nossa Senhora da Conceição, também denominada Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, tem sua história intensamente vinculada à cidade. Por esse motivo, a igreja é considerada a construção mais antiga de Santarém.

Dentro da igreja, o turista pode encontrar diversas obras que recontam passagens bíblicas da vida de Jesus, além das imagens de Nossa Senhora da Conceição, tanto a primeira imagem utilizada no Círio de Nazaré quanto a atual.

A Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição está localizada entre a Rua Siqueira Campos e Avenida Barão do Rio Branco, no Centro de Santarém. Informações pelo telefone (93) 3522-2738. 

Catedral de Nossa Senhora da Conceição – Foto: Reprodução/ACI Digital

Lago do Maicá

O Lago do Maicá em Santarém é uma região de águas tranquilas, como se fosse um tapete, proporcionando aos visitantes uma paisagem belíssima com a flora e fauna do ambiente, com os pássaros que habitam a região e com a paz que a imensidão do Pará proporciona. O lago é também um berçário natural de peixes, então ali é possível pescar, observar os peixes, pássaros como tucanos, garças, araras, entre tantas outras, e répteis.

O Lago do Maicá está localizado no Rio Tapajós, há 30 minutos do porto de Santarém, é um programa diferente e encantador para fazer quando visitar a região.

Embarcações no Terminal Fluvial Turístico fazem o traslado dos passageiros para a ilha. O terminal está localizado na Avenida Tapajós, sn – Centro (em frente a Praça do Pescador). 

Foto: Reprodução/Nilson Vieira

Praia do Cururu 

O próximo atrativo da lista aparecu no jornal britânico ‘The Guardian’ como a praia mais bonita do Brasil. Estamos falando da Praia do Cururu, que atrai turistas em busca de opções mais tranquilas.

A praia fica na vila de Alter do Chão que está a 30 minutos de carro da cidade de Santarém. De lá, o acesso à praia é feito pelo rio, que é feito através de barcos ou lanchas. O valor varia de acordo com a temporada. 

Foto: Reprodução/Trânsito Belém

Floresta Nacional do Tapajós 

A Floresta Nacional do Tapajós é unidade de conservação – UC federal da natureza localizada na Amazônia, criada através do Decreto n° 73.684, de 19 de fevereiro de 1974. Possui atualmente área de 527.319 hectares. A UC abrange os municípios de Aveiro, Belterra, Placas e Rurópolis, no Oeste do Estado do Pará.

A partir da cidade de Santarém, que fica a 50 km da UC, você poderá acessar a unidade da seguinte forma:

Através da Rodovia BR-163 nas bases localizadas nos km 67, km 72, km 92 (comunidade de São Jorge), km 117 e 211 e base de São Domingos (a partir da estrada do Aramanai). É possível ir de transporte coletivo – ônibus ou alugar um veículo.

Pelo rio Tapajós é possível a partir de Santarém e/ou Alter Chão. Deve-se alugar uma embarcação. Informações pelo telefone (93) 3522-0564.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade