Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Sábado, 24 Outubro 2020

Pará: museus completam um mês de reabertura e parques estaduais reabrem com restrições

Desde o dia 23 de julho, os museus estaduais anunciaram a reabertura gradual das visitações e, nesta segunda-feira (24), com um mês da decisão, as atividades seguem com boas avaliações do público e das suas coordenadorias. Segundo a Direção do Sistema Integrado de Museus, desde o mês de abril, as equipes fazem análises e levantamento de informações sobre o cenário da atividade pelo mundo para, então, elaborar o protocolo que foi adotado no Pará.

"Nós adotamos vários protocolos, que colocamos de acordo com o tamanho de cada museu. Também temos atendimento de grupos bem menores, como o Museu do Encontro e a sala Rui Meira, na Casa das Onze Janelas. Tivemos a preocupação que envolve também o trabalho de mediação e orientação, focado em alguns pontos referenciais nos acervos dos museus, para que os visitantes possam ver as exposições dentro de uma dinâmica" - Armando Sobral, da Direção do Sistema Integrado de Museus.

Foto: Divulgação

Cada local tem sua regra, que vai desde o número de pessoas até o tempo permitido para visitação do espaço, para que não se formem grupos aglomerados. Com as reaberturas graduais, as atividades e serviços acompanham os bandeiramentos expedidos pelas autoridades, a partir das análises feitas pelo comitê que coordena o Programa Retoma Pará, do governo do Estado.

Já os parques estaduais, também reabriram com restrições e medidas de segurança, como o Parque da Residência, Parque do Utinga e o Porto Futuro. Todos os espaços culturais e de lazer exigem o uso obrigatório da máscara e o distanciamento social.

O universitário José Rodrigues visitou, recentemente, o Parque do Utinga e o Porto Futuro. Ele ressaltou que sentiu-se seguro em ambos os espaços. "Me senti muito seguro, pois na entrada e saída percebi a disponibilização de álcool em gel e o uso de máscara obrigatório e os espaços são grandes e não estava lotado, o que comprova o cuidado com a limitação de pessoas", conta.

No caso de visitas em grupos, nos museus, e visitas para pesquisa e análise de obras, é preciso encaminhar um ofício solicitando agendamento prévio e tempo de permanência para o e-mail [email protected].

Serviço:

Funcionamento dos museus de terça-feira a domingo, das 9h às 16h, com exceção do Museu de Gemas, que abre de terça a sábado, das 10h às 16h e, aos domingos, de 10h às 14h.

Além do uso de máscara, distanciamento social e álcool em gel, cada local tem um limite de visitação:

- Museu Amazônico de Navegação e Museu do Encontro: 5 pessoas/30 minutos

- Museu do Círio e Museu de Gemas: 7 pessoas/30 a 40 minutos

- Museu de Arte Sacra: 10 pessoas/40 minutos

- Casa das Onze Janelas: 15 pessoas/40 minutos

Parques:

- Parque do Utinga: funciona todos os dias (exceto terças) de 6h às 17h

- Porto Futuro: todos os dias, de 6h às 22h

- Parque da Residência: de terça a domingo, de 9h às 17h.

Veja mais notícias sobre TurismoPará.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 25 Outubro 2020

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/